Notícias

Desporto e Rádio: RCV e RCV+ evocam “Rádio e Desporto” no Dia Mundial da Rádio


Basquetebolista Fidel Mendonça, da equipa do Bairro, foi um dos atletas convidados para a emissão
13 Fev 2018 Desporto

13 de Fevereiro é Dia Mundial da Radio. Esta segunda-feira, em antecipação, a RCV e a RCV+ promoveram ontem, em simultâneo, uma emissão especial para comemorar a efeméride. Numa parceria com a Comissão Nacional para a Unesco.

A actividade teve como lema a “Radio e o Desporto”. O evento aconteceu noauditório da RTC, com presença de atletas, crianças de escolas de futebol, actuais e antigas figuras da rádio que se dedicam e/ou dedicaram ao desporto.

O Director da Radio de Cabo Verde, Humberto Santos, destacou a pertinência do lema “Radio e Desporto”, nessa comemoração. Para Humberto Santos, “É um casamento muito feliz entre rádio e desporto, porque tanto a radio como o desporto agradam multidões. Então, ambos promovem os valores da coesão social, unindo e promovendo a diversidade. Esta é também a missão da RCV.”

Fidel Mendonça, um dos atletas convidados para a emissão, destacou a importância da rádio para a promoção do desporto. O internacional cabo-verdiano pela selecção nacional de basquetebol lembrou alguns momentos do Desporto que mereceram a cobertura da Rádio de Cabo Verde e que o deixaram emocionado. “Estava a jogar em Portugal e fui entrevistado pelo jornalista Marcos Fonseca no programa ‘Kriolos pelo Mundo’. De repente começo a receber muitos telefonemas. O meu tio, na ilha do Maio, no Barreiro, telefonou a minha mãe dizendo que estava a ouvir-me na rádio” – recordou Fidel Mendonça para logo de seguida fazer referencia á um outro momento inesquecível da RCV: “No Afrobasquet 2007 em Angola, ouvi o jornalista Moisés Évora a fazer relatos jogos da selecção nacional. Eu nunca tinha ouvido um relato de um jogo de basquetebol. Eu nem sabia que isso existia. Foi incrível”


Comentários

Pesquisar





Inquérito Online