Notícias

"O país precisa apostar ainda mais na formação das mulheres para que a sua integração económica seja facilitada"


Josefina Chantre - Presidente da Associação das Mulheres da África Ocidental
16 Fev 2018 Economia


É o que considera a Presidente da Associação das Mulheres da África Ocidental, Josefina Chantre, que falou à RCV à margem do evento realizado pelo ICIEG para apresentar ao Banco Mundial as boas práticas de empoderamento das mulheres e promoção da igualdade de género.


Josefina Chantre acredita ainda que o Governo precisa reforçar a capacidade das ONGs que trabalham especificamente com as mulheres, por forma a prestarem um melhor serviço na inclusão económica feminina.
 
Por outro lado, a gestora de projetos da OMCV, Eloisa Cardoso, diz que a instituição tem desenvolvido atividades para permitir a transição das mulheres que estão na economia informal para a formal. Uma das dificuldades para tal é o nível de escolaridade daquelas senhoras.

Desde ontem, o ICIEG e parceiros estão reunidos para discutir estas questões e, sobretudo, para avaliar as boas práticas de empoderamento das mulheres e a promoção da igualdade de género.

Dados do Fórum Económico Mundial dizem que a participação das mulheres cabo-verdianas no setor económico e seu acesso ao trabalho decente ainda é vulnerável e com muitas desvantagens. Para além de uma menor participação na força do trabalho, o rendimento das mulheres representa metade do rendimento dos homens.

Prossegue hoje o Workshop de socialização denominado “Avançar Rumo à Igualdade - Mulheres, Empresas e o Direito”.


MCSA - RCV


Comentários

Pesquisar







Newsletter