Notícias

Dicionário de Língua Gestual apresentado na Praia, pode revolucionar o relacionamento entre os surdos e a comunidade de forma geral


Amadeu Cruz - Secretário de Estado para a Educação
12 Nov 2019 Sociedade


É o que considera o Secretário de Estado para Educação, Amadeu Cruz, que presidiu o ato de apresentação do novo instrumento pedagógico desenvolvido com a comunidade educativa e apoio da cooperação Brasileira.


O Dicionário de Língua Gestual Cabo-Verdiana representa o culminar de um processo que remonta ao próprio apetrechamento de salas de recurso no país e a capacitação de profissionais para a educação inclusiva. Um instrumento que a Eleonora Sousa, Diretora do serviço de inclusão educativa e promoção da cidadania na direção nacional de Educação considera um património.

O Dicionário de Língua Gestual Cabo-Verdiana é um marco importante no que toca a integração social que poderá servir a todos, considera o Secretario de Estado para Educação, Amadeu Cruz.

O governante apontou igualmente medidas de inclusão de crianças com necessidades especiais no sistema educativo no quadro da reforma do setor que possam corrigir as assimetrias de acesso, permanência e frequência, tais como a isenção de propinas, que no próximo ano será alargada ao décimo segundo ano.


Miriam Lopes dos Santos - RTC/Praia

Disponibilizado online por Mário Almeida

Comentários

Pesquisar