>Notícias: Sociedade

Foi socializado hoje o plano nacional de reinserção social


Um documento que a directora-geral dos Serviços de Reinserção Social, Júlia Reis, classifica de estrutural e voltado para a empregabilidade.

Têm um baixo nível de escolaridade e cometem os primeiros crimes aos 15 anos


É este é o perfil socio-demográfico dos reclusos das principais cadeias nacionais.

Campanha "Menos Álcool Mais Vida" satisfeita com a proposta de lei que estabelece o novo regime do consumo de álcool


A Campanha Menos Álcool Mais Vida, promovida pela presidência da República, está satisfeita com a proposta de lei que estabelece o novo regime do consumo de álcool em agenda da sessão plenária da Assembleia Nacional.

Ministra das Infraestruturas, Habitação e Ordenamento do Território vai amanhã à ilha da Boavista


As famílias afetadas pelo incêndio que anteontem à noite deflagrou no bairro da Boa Esperança dizem-se abandonadas pelas autoridades, abrigadas no polidesportivo Seixal expressaram o estado da sua alma.

As novas instalações do Centro Cultural Português do Mindelo vão estar edificadas até finais de 2021


O compromisso ficou assumido pelo Presidente do Instituto Camões, após assinar, com o Presidente da Câmara Municipal de São Vicente, uma adenda ao protocolo de cedência de terreno junto à Praça Dom Luís.

Pontes aéreas em Ribeira da Torre já é realidade


Enquadrado nas festividades do município da Ribeira Grande de Santo Antão, foram inauguradas as duas pontes aéreas em Ribeira da Torre.

Direcção-geral da Inclusão Social apoia familias afectadas pelo incêndio na Boavista


As famílias que foram afectadas pelo incêndio no Bairro de Boa Esperança na ilha da Boavista vão ser apoiadas pela Direcção-geral da Inclusão Social que irá proceder a sua intervenção em articulação com o gabinete social da câmara municipal da Boavista com vista a aquisição de materiais necessários de carácter mais urgente de intervenção a favor das famílias afectadas.

Câmara Municipal da Praia é a única que solicitou até agora apoio para gizar um plano para a integração do emigrante


A grande prioridade do 2º plano de Ação para Imigração e Inclusão Social dos Imigrantes é chegar de forma mais direta e mais próxima à população

Um incêndio de grandes proporções deflagrou na noite de ontem no bairro de Boa Esperança na Boavista


Cerca de 9 barracas foram consumidas pelas chamas, os moradores perderam tudo no incêndio.

Regulamentação da lei de base de reabilitação das pessoas com deficiência está em processo de aprovação


A diretora geral de inclusão social está convicta que a medida que vai ao encontro da revindicação da Associação Cabo-verdiana de Promoção e Inclusão das Mulheres com deficiência sobre a necessidade de informação em formato acessível.

Acrides quer combate ao abuso e a exploração sexual de crianças para fins comerciais e turísticos


Esta é a meta estipulada na Carta dos Cinco compromissos, que o Projeto “Reforçar as Capacidades para Melhor Prevenir e Combater o Abuso e a Exploração Sexual de Criança” propõe aos parceiros nacionais.

Assembleia Nacional pronuncia-se sobre a retirada de dois quadros de Tchalé Figueira da exposição realizada no átrio do palácio


A Assembleia Nacional pronunciou-se, finalmente, sobre a polémica gerada à volta da retirada de dois quadros eróticos, do artista Tchalé Figueira, da exposição de artes plásticas realizada no Átrio Principal do Palácio, no âmbito das comemorações do dia 13 de Janeiro.

Dinamização das bibliotecas escolares, desenvolvimento curricular e bibliotecas escolares



Esses são os três domínios aos quais Cabo Verde e Portugal assinaram hoje as  respectivas adendas ao protocolo rubricado em 2017.

Projeto Leciona vai premiar os melhores professores cabo-verdianos


O projeto Leciona, que está ligado ao Museu de Educaçao, vai premiar os melhores professores cabo-verdianos, sobretudo aqueles que apostam na inovaçao nos métodos de ensino.

Ilha do Sal acolhe hoje workshop sobre Gestão de Orla Marítima


O encontro, durante o qual o instituto marítimo portuário e outros serviços ligados à gestão do território farão a apresentação dos seus planos para a ilha do Sal.

No Fogo, na Escola Secundária de Ponta Verde professores e alunos estão a receber uma formação em Igualdade de Género e VBG


A Formação de quatro dias, ministrada pelo Instituto Cabo-verdiano da Igualdade e Equidade de Género, ICIEG, quer capacitar mais de 40 docentes e cerca de 100 alunos.

Jorge Santos reconhece que apesar dos avanços a nível da legislação o país continua com problemas evidentes de proteção de crianças


O Presidente da Assembleia Nacional apelou, a uma junção de esforços entre o Estado, a família e a sociedade, para se inverter a tendência de aumento anual de casos de abuso e exploração sexual de menores, em Cabo Verde.

Presidente da República condecora hoje as Forças Armadas com a Primeira Classe da medalha Estrela de Honra


Jorge Carlos Fonseca, que também é o Comandante Supremo das Forças Armadas, está em São Vicente, palco do acto central das comemorações do quinquagésimo segundo aniversário da criação da instituição castrense.

Maritza Rosabal - "Violação sexual dos adolescentes no seio da própria família é um acto criminoso e não cultural"


O grosso dos casos de violação sexual contra crianças e adolescentes acontece no seio da própria família.

Presidencia da República promove encontro com jovens de todo o país


Durante o encontro de jovens para discutir a paz e a democracia, promovido pela Presidência da República, o Frei Gilson Frede defendeu que os mais velhos deveriam evitar criar barreiras para a integraçao social e económica dos mais novos.

O passo que faltava para o inicio da construção do centro de diálise de São Vicente é dado hoje


O Ministro da Saúde e da Segurança Social, Arlindo do Rosário, e a Ministra das Infraestruturas, Eunice Silva, assinam o ato de homologação do protocolo para a construção do centro com a secretária de Estados dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação de Portugal, Teresa Ribeiro.

Praia acolhe hoje o Primeiro Diálogo Nacional para discutir a problemática do Abuso e da Exploração Sexual de Crianças


O mote da conversa é o resultado de um estudo que confirma existência do fenómeno da exploração sexual de menor associado ao turismo, nas ilhas da Boavista e Sal.

Comemora-se hoje 13 de Janeiro o Dia da Liberdade e da Democracia


28 anos depois, o 13 de Janeiro de 1991 representa um momento importante da história política cabo-verdiana, o fim do regime de partido único com a realização das primeiras multipartidárias no país.

São mais de 8 mil metros lineares de requalificação e custou cerca de 11 mil contos


O novo arruamento do bairro de Eugénio Lima foi inaugurado hoje pelo Presidente da Câmara Municipal da Praia.

Santo Antão: Paróquia São João Paulo II em Ribeira das Patas recebe décimo intercâmbio da Cáritas cabo-verdiana


O encontro pretende estreitar os laços entre as Cáritas paroquiais e trocar experiências.

Fundação José Maria Neves organiza Conferência: Democracia e Governança e lançamento da obra “Um futuro a construir”


A Fundação José Maria Neves para a Governança organiza, hoje na cidade da Praia, a segunda ronda da Conferência: Democracia e Governança e lançamento da obra “Um futuro a construir”.

Polícia Judiciária esclarece sobre embarcação que deu à costa da Ilha de Santiago


A Polícia Judiciária esclarece num comunicado enviado às redações que, das diligências desencadeadas junto da Embaixada do Senegal na Praia, na sequencia da embarcação que deu à costa da ilha de Santiago, no passado dia 08 de Janeiro, tomou conhecimento de que um grupo de sete pescadores teria saído da cidade de San Louis, no norte do Senegal, no passado dia 9 de Dezembro de 2018, para pescar na zona da Mauritânia, sendo a data prevista para o regresso o dia 14 do mesmo mês.

Associação Cabo-verdiana para Apoio à Terceira Idade ACATI vai criar este ano o Centro de Intercâmbio de Idosos


O projecto vai ser implementado na sua sede, em Chã de Marinha, São Vicente, espaço que será adaptado e ampliado, diz o presidente da ACATI, Jorge Maia Lopes.

Universidade de Cabo Verde promove encontro com estudantes estrangeiros nela matriculados


O Serviço de Ação Social da UNICV quer auscultar as suas preocupações e gizar intercâmbios regulares para a sua melhor integração.

Polícia Judiciária deteve indivíduo suspeito de coautoria num crime de homicídio


A Polícia Judiciária, através da Secção Central de Investigação de Crimes Contra Pessoas (SCICCP) – Brigada de Prevenção de Homicídios – deteve, no passado dia 28 de Dezembro de 2018, no bairro de Eugénio Lima, Praia, um indivíduo do sexo masculino, natural do concelho da Praia, suspeito de coautoria num crime de homicídio, ocorrido no dia 5 de Dezembro de 2018, no concelho do Tarrafal de Santiago.

Escolas de São Vicente estão mobilizadas e preparam as suas candidaturas à segunda edição do concurso Selo de Qualidade


A garantia é da Delegada do Ministério de Educação, Maria Helena Andrade, parceira local da Direcção Nacional de Educação, que é a promotora do concurso.

Gualberto do Rosário já não é candidato às próximas eleiçoes da Câmara de Turismo marcadas para este semestre


Gualberto do Rosário, que está à frente da instituiçao há 13 anos, diz que as grandes metas foram atingidas.

Cidade Velha vai ser dotada de três praças digitais para facilitar o acesso gratuito à internet de banda larga


Trata-se de um projeto piloto – SV4D – cuja implementação está a cargo da Agência Reguladora Multissectorial da Economia.

Associação Pró-Praia sai do encontro com a Câmara da Praia meio satisfeito com os esclarecimentos prestados pela edilidade


Em declarações à imprensa no final da reunião, o Presidente da Pró-Praia, deixou claro que dos sete pontos apresentados, nem todas tiveram um esclarecimento que os satisfez.

Modelo cabo-verdiana Dandira Veiga foi coroada Miss West Africa International 2018/2019


Conforme noticia o Sapo.cv, o concurso de beleza aconteceu no sábado, dia 4 de Janeiro, na Gâmbia, e contou com a participação de 15 países.

A partir de hoje os alunos da Escola Secundária dos Mosteiros voltam a ter aulas de educação física no polivalente de Queimada-Trás


Um mês depois a câmara municipal manda levantar a interdição imposta no início do mês passado.

Delegacia de Saúde da Praia realiza hoje a autópsia dos corpos dos quatro ocupantes de uma embarcação resgatada ontem


A delegacia de Saúde da Praia realiza hoje a autópsia dos corpos dos quatro ocupantes de uma embarcação resgatada depois de detetada ontem de manhã, por pescadores, a 6 milhas do banco de pesca Tchadona, junto à ilha do Maio.

PR - "Uma Justiça atempada e com resultados mais sólidos de acordo com as expectativas dos cidadãos"


É o que pediu o Presidente da República aos vários responsáveis do setor da Justiça que foram hoje levar os cumprimentos do Ano Novo ao Chefe de Estado.

Associação dos Trabalhadores Domésticos de Cabo Verde já está oficializada


A associação sem fins lucrativos vai promover, dinamizar, apoiar e organizar serviços de apoio aos trabalhadores domésticos ou cuidadores e trabalhar para a defesa e proteção dos seus direitos.

Membros da Comissão Interministerial para a Transversalização da Abordagem de Género são hoje empossados


Criada por resolução do Conselho de Ministros de 11 Outubro de 2018, a Comissão de Género é integrada por representantes da chefia do Governo e de todos os Ministérios, do Centro de Investigação em Género e Família da Uni-CV, do ICCA, da rede de Mulheres Parlamentares e ainda de uma representante das Organizações Não-governamentais que trabalham na Igualdade de Género.

Populares de Librão no interior do município de Santa Cruz sofrem com penúria de água há pelo menos um mês


E sem uma gota do importante líquido, os moradores pedem uma tomada de posição das autoridades.

Grupo de jovens do Tarrafal de Santiago promove uma “manifestação pacífica”


Um grupo de jovens, que se diz descontente com o “marasmo” do Concelho do Tarrafal de Santiago, promove uma “manifestação pacífica”, na sexta-feira, dia 11, para exigir melhorias em vários sectores naquele concelho do interior de Santiago.

Centro de Formação Profissional de Ponta Verde vai passar a ser gerido pela Câmara Municipal de São Filipe


O Centro de Formação Profissional de Ponta Verde, propriedade da Associação Água para Viver, vai passar a ser gerido pela Câmara Municipal de São Filipe.

PN recupera centenas de objectos roubados e apela às pessoas para se deslocarem à esquadra para reconhecimento e levantamento


O comando regional da Polícia Nacional para Santiago sul e Maio fez o balanço da Operação Natal e Fim de Ano em Segurança.

Inaugurado o Balcão Único de Atendimento Personalizado ao Emigrante


O Ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, procedeu no Palácio das Comunidades, na cidade da Praia, ao ato de inauguração do Balcão Único de Atendimento Personalizado ao Emigrante.

Polícia Judiciária detem indivíduo suspeito da prática de um crime de tráfico de droga de alto risco


A Polícia Judiciária, através da Secção Central de Investigação de Tráfico de Estupefacientes (SCITE) – Brigada Interna –, deteve ontem, fora de flagrante delito, um indivíduo do sexo masculino, de 28 anos, residente na localidade de Bela Vista, suspeito da prática de um crime de tráfico de droga de alto risco, cometido na ilha do Fogo.

Câmara Municipal da Praia recebe novos camiões e máquinas de recolha de lixo


A Câmara Municipal da Praia perspectiva introduzir uma nova calendarização de recolha de lixo na cidade a partir do próximo mês de Fevereiro.

Jovem de 27 anos natural de São Nicolau agredida com arma de fogo no concelho de Santa Catarina do Fogo


Tudo terá acontecido na localidade de Lapinha perto do centro da cidade de Cova Figueira.


Agência de Aviação Civil vai ter brevemente um novo Presidente do Conselho de Administração


O escolhido pelo Governo  é Abraão Lima, actualemnte Presidente do conselho de administração da IFH.

Hoje é o Dia Mundial do Braille


Uma data que assinala o nascimento, em 1809, de Loius Braille, o criador do sistema de leitura e de escrita Braille, que permite através do toque facilitar a vida das pessoas invisuais e a sua integração na sociedade.

Procuradora da República no Paúl manda arquivar processo-crime contra agentes da Esquadra local


A Procuradora da República na Comarca do Paul mandou arquivar o processo-crime movido pela Direção Nacional da Polícia Nacional, contra alguns agentes da Esquadra local, na sequência da greve de Dezembro de 2017.

Movimento Sokols 2017 - O centralismo em Cabo Verde está a ficar cada vez mais aprofundado


O desabafo é do Presidente do Movimento Sokols 2017 depois de, esta manhã, não ter conseguido endereçar ao Primeiro-ministro, via o Ministério da Economia Marítima e da representação da Chefia do Governo, em São Vicente, um dossier com mil e quinhentas assinaturas recolhidas na sequência da manifestação de 16 de Dezembro reclamando voos da Cabo Verde Airlines para São  Vicente.

Polícia Judiciária deteve no Mindelo dois indivíduos suspeitos da prática de crimes de roubo


A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal do Mindelo (DICM) – Brigada de Crimes contra a Propriedade – deteve, entre terça e quarta-feira, fora de flagrante delito, dois indivíduos do sexo masculino, de 23 e 25 anos, suspeitos da prática de crimes de roubo.

A passagem de ano em São Vicente foi tranquila


Apenas um atropelamento figura como o caso dissonante.

Presidente de República pede aos cabo-verdianos que combatam a indiferença e estejam mais atentos aos problemas dos outros


Na sua mensagem de fim-de-ano, Jorge Carlos Fonseca, fez referência aos milhares de cabo-verdianos que ainda sofrem de problemas graves e chamou a atenção para a necessidade de sermos mais humanos.

A tranquilidade reinou na passagem de Ano na cidade da Praia


Não há registo de maior, a não ser alguns feridos ligeiros que deram entrada no hospital Agostinho Neto e que vão sendo, paulatinamente, atendidos pela equipa de serviço.

No ano de 2019 o Bispo Dom Ildo Forte apela a uma maior promoção da família caboverdiana


No Sal o Bispo Dom Ildo Fortes desejou que no ano de 2019 os caboverdianos dêm uma atenção especial à família que é um bem precioso e que precisa ser valorizado.

Presidente da República apela a todos os cabo-verdianos a uma maior solidariedade para com os mais vulneráveis


Na sua mensagem de ano novo, Jorge Carlos Fonseca afirmou no entanto que a solidariedade da sociedade civil não deve isentar o Estado das obrigações relativamente aos mais necessitados.

Associação COLMEIA realiza hoje a última reunião des ano


A Associação de Pais e Amigos de Crianças e Jovens com Necessidades Especiais “COLMEIA” realiza, hoje, a última reunião com os membros e pontos focais, com o objetivo de auscultar famílias e encarregados de educação de crianças e jovens com deficiência.

SITHUR pede ao Governo que faça justiça aos trabalhadores cabo-verdianos repondo os direitos retirados há vários anos


Para 2019, o SITHUR propõe a revisão das condições atuais de despedimento por justa causa e de contratação a prazo, a revisão do valor das indemnizações e a introdução, no Código Laboral, do Regime de pré-reforma, do Subsídio de Férias e de Natal e da institucionalização e criação de um Fundo de Garantia Salarial, dentre várias outras questões.

SIACSA prepara manifestação para protestar contra a atualização salarial de 2,2% na ENAPOR


O Sindicato de Indústria, Alimentação, Construção Civil e Afins (SIACSA) está a preparar novas manifestações, na Praia, Sal e Fogo, para protestar contra a atualização salarial de 2,2% na Empresa Nacional de Portos (Enapor).

Arrancam os preparativos da Festa de Passagem de Ano na Rua de Lisboa em São Vicente


Constantino Cardoso, Edson Oliveira, Eliana Rosa e a Banda Municipal completam o cartaz da Festa de Passagem de Ano, na Rua de Lisboa.

Santa Catarina de Santiago vai ter Polícia Municipal com 20 efetivos a funcionar a partir do segundo semestre do próximo ano


A informação foi confirmada pelo vereador da Segurança e Protecção Civil, Emanuel Carvalhal.

Tendas El Shadai no município de Santa Cruz continuam a enfrentar dificuldades para cobrir as despesas básicas


O grito de alerta é do seu diretor que apela a solidariedade dos cabo-verdianos.

Associação para a Defesa do Consumidor elege novos titulares para os órgãos sociais


E já é ponto assente que António Pedro Silva até agora o rosto da Associação para a Defesa do Consumidor (ADECO) não é candidato.

Primeiro-ministro pede neste natal especial atenção para os idosos crianças e pessoas com deficiência


Pessoas que, diz Ulisses Correia e Silva, têm merecido atenção redobrada por parte do Governo que tem dado destaque as medidas de inclusão social.

Igrejas cristãs celebram o natal com missa, cantatas declamação de poesias e outras actividades religiosas


Mesmo não concordando quanto à data efectiva do nascimento de Jesus Cristo, todas comemoram o Natal à sua maneira.

Câmara Municipal de São Domingos inuaugurou hoje a requalificação do largo da via principal no centro da cidade


As obras, orçadas em 7 mil e quinhentos contos, foram financiadas pelo fundo do turismo.

Presidente do INE garante que a Inforpress não terá exclusividade sobre os dados estatísticos do país


O Presidente do Instituto Nacional de Estatística garante que a Inforpress não terá exclusividade sobre os dados estatísticos do país para tratamento noticioso e posterior divulgação para os restantes órgãos de Comunicação Social.

Ordem dos Advogados batiza a sua biblioteca com o nome de Fernando Aguiar Monteiro


A Ordem dos Advogados batiza a biblioteca da sua sede nacional com o nome do advogado Fernando Aguiar Monteiro, falecido há alguns meses.

Estatuto dos militares cabo-verdianos deverá ser aprovado no próximo ano


Esse estatuto prevê uma melhoria substancial da condição financeira dos militares nacionais, revelou à RCV o ministro da Defesa Nacional.

Trabalhadores dos Correios de Cabo Verde estão em greve


Os trabalhadores dos Correios de Cabo Verde cumprem a partir hoje, uma greve de dois dias, em protesto contra a redução do subsídio de Natal para 60 por cento, bem como a outras injustiças laborais segundo a nossa fonte, para com muitos funcionários que já levam alguns anos da casa.

Centro de investigação e formação em Género e Família da Uni-CV reúne parceiros e pesquisadores para analisar o caminho percorrido e refletir o futuro


A diretora do centro confessa que uma das metas é avançar um pouco mais para concretizar o objetivo inicial.

Assinala-se hoje o Dia Internacional da Solidariedade Humana

 
A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas em 2005, por ocasião da celebração da primeira década das Nações Unidas para a Erradicação da Pobreza (1997-2006).

Jacinto Santos é um dos convidados para o debate promovido pela geração B-Bright


O palácio da Cultura Ildo Lobo, na cidade da Praia, recebe hoje à tarde um debate sobre o "Impacto da Tecnologia na resolução de problemas sociais", um debate promovido pela geração B-Bright.

A situação no Centro Social das Aldeias SOS de São Vicente é agora mais calma


A maioria das crianças e adolescentes que provocavam distúrbios no Centro Social das Aldeias SOS de São Vicente foi transferida para outros centros e alguns até já estão com as respetivas famílias.

Cerca de 400 efetivos destacados para reforçar a segurança durante a quadra festiva na Praia e no Maio


Informações avançadas hoje em conferência de imprensa pelo porta-voz do comando regional da polícia nacional.

Praia acolhe hoje e amanhã o primeiro workshop sobre Design Thinking


Trata-se de uma metodologia utilizada por empreendedores, gestores e profissionais de várias áreas para criar soluções inovadoras, com foco no ser humano.

Agregados familiares pobres em Cabo Verde começam a beneficiar a partir de 2019 dos vários programas de inclusão social


Nomeadamente, isenção da taxa moderadora de saúde, tarifa social na água e energia, na habitação e ação escolar, isto depois do rendimento social único ter entrado em vigo em 2018.

Primeiro-ministro empossa membros da agência de regulação do ensino superior


Sob o signo do rigor, qualidade e sustentabilidade do ensino superior, foram empossados hoje os membros do conselho de administração da primeira agência reguladora para o sector.

Bastonário e os demais membros dos órgãos nacionais da Ordem dos Engenheiros são hoje empossados


A revisão da lei de bases das ordens profissionais é uma das prioridades do bastonário.

Coordenadores locais e a equipa central do Cadastro Social Único reúnem-se hoje e amanhã


O objetivo é avaliar o levantamento feito e projetar as próximas fases do Cadastro Social Único.

Dia internacional dos migrantes


A organização internacional para as migrações aconselha Cabo Verde a divulgar melhor, no espaço da CEDEAO, os requisitos de entrada nas suas fronteiras para evitar que os migrantes sejam barrados e retornados aos países de origem.

Presidente da Assembleia Nacional nega ter havido uma manifestação dos funcionários na casa parlamentar durante a última sessão plenária


É que, vestido de preto, um grupo de funcionários subiu à galeria para demonstrar descontentamento por as suas reivindicações não terem sido observadas no orçamento privativo que estava a ser aprovado.

Major General do exército norte-americano Gary Brito visita Cabo Verde


Encontra-se de visita a Cabo Verde o Major General do exército norte-americano Gary Brito, no âmbito das comemorações dos 200 anos de relações históricas de amizade e cooperação entre Cabo Verde e Estados Unidos de América.

Ordem dos Advogados de Cabo Verde passa a ter uma delegação para cobrir as ilhas do Sal e Boavista


A investidura dos dirigentes dessa delegação acontece hoje, na ilha do Sal.

Investigadores cabo-verdianos participam na assembleia do CODESRIA


Três investigadores cabo-verdianos participam, de hoje até o próximo dia 21, na décima quinta Assembleia Geral do Conselho para o Desenvolvimento da Pesquisa em Ciências Sociais em África, CODESRIA.

Escuteiros de São Francisco de Assis promove em parceria com a AJOC encontro beneficente a favor dos idosos do Bairro da Achadinha


Em parceria com a Associação dos jornalistas – AJOC, o grupo escuteiros de São Francisco de Assis promoveu um jogo de beneficência que consistiu na recolha de géneros alimentícios a favor dos idosos do Bairro da Achadinha.

Ilha do Sal acordou hoje com mais um caso de homicídio


Um indivíduo assassinou a ex-companheira com arma branca na localidade de Alto São João e tentou logo de seguida o suicídio.

Centro de Investigação e Formação em Género e Família promove workshop sobre masculinidade, álcool e outras drogas


O Centro de Investigação e Formação em Género e Família (CIGEF) da Universidade de Cabo Verde promove hoje, no concelho do Tarrafal de Santiago, um workshop sobre masculinidade, álcool e outras drogas.

Presidente do ICCA está preocupada com situações de crianças a pedir dinheiro nas ruas dos centros urbanos do país nesta época festiva


O ICCA está a formar equipas em todos os concelhos do país, para sensibilizar todos os implicados neste processo no sentido de amenizar essa atitude.

Provedor de Justiça António do Espírito Santo Fonseca é o novo Presidente da Rede das instituições de Direitos Humanos da CPLP


A eleição ocorreu ontem na capital portuguesa e com metas claras a cumprir a começar por uma proposta de um Plano de Atividades.

Prossegue em São Vicente o segundo dia da Audiência Contraditória Preliminar do caso Perla Negra


Operação que, recorda-se, resultou na apreensão de 521 quilos de cocaína.

Cabo Verde dispõe de uma arquitetura jurídica mais forte do que outros Estados que fazem parte da rede inter-regional do Golfo da Guiné


Esta é uma das conclusões do relatório preliminar sobre avaliação global do sistema atual aplicável ao combate de atividades ilícitas no mar.

Governo cria o Instituto de Prevenção e Investigação de Acidentes Aeronáuticos e Marítimos


O decreto-lei que aprova os estatutos consta do Boletim Oficial publicado ontem.

A revitalização do ensino técnico vai contar com o apoio do Governo regional das Canárias


É uma informação confirmada pelo Secretário de Estado da Educação, Amadeu Cruz, que está nas Canárias desde terça-feira e ontem teve encontros com vários responsáveis da região autónoma da Espanha.

Situação de crianças a mendigar e a vender nas ruas preocupa a Coalizão Cabo-verdiana dos Direitos da Criança


O Presidente da organização reconhece os esforços dos sucessivos Governos, em matéria de proteção dos direitos das crianças, mas no entanto, Felisberto Moreira considera que aumentou o número de crianças em dificuldades.

Falta de informação e de documentação é o que têm dificultado a entrada de guineenses em Cabo Verde


O embaixador da Guiné-Bissau em Cabo Verde está a acompanhar com alguma apreensão a forma como vários guineenses têm sido barrados nos aeroportos cabo-verdianos, por não terem toda a documentação necessária como exige a lei Cabo-verdiana.

Pesquisar