Economia

Vice-primeiro-ministro pede ao empresário macaense David Show que diversifique os seus investimentos em Cabo Verde


Um desafio lançado por Olavo Correia, no dia em que foi oficialmente assinalado o inicio da construção do Hotel Praia da Gamboa e da ponte que liga Gamboa ao Ilhéu de Santa Maria.

"O país precisa apostar ainda mais na formação das mulheres para que a sua integração económica seja facilitada"


É o que considera a Presidente da Associação das Mulheres da África Ocidental, Josefina Chantre, que falou à RCV à margem do evento realizado pelo ICIEG para apresentar ao Banco Mundial as boas práticas de empoderamento das mulheres e promoção da igualdade de género.

85 milhões de euros é o orçamento previsto para dois projetos importantes para São Vicente - o Salamansa Resort e o Golden Tulip Mindelo


O Primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, presidiu no Mindelo o ato oficial de apresentação do Golden Tulip Mindelo, um projecto de 32 milhões de euros e que será executado próximo à praia da Laginha.

"É preciso maior fiscalização, controlo de qualidade e mais incentivos para o setor privado"


Considerações do empresário João Santos no âmbito da visita que o vice-primeiro ministro e ministro das finanças Olavo Correia às instalações da Sociedade Industrial Produtos Avícolas SOCIAVE, no Mindelo.

Olavo Correia garante que há privados interessados em concretizar investimentos em Santo Antão em parceria com o Governo


O Vice Primeiro-Ministro e Ministro das Finanças, Olavo Correia, garantiu que há privados interessados em concretizar investimentos em Santo Antão, em parceria com o Governo, com destaque para construção do aeroporto da ilha.

O país para crescer os sete por cento temos que aumentar de velocidade e romper com as práticas do passado


Quem o diz é o vice-primeiro ministro e Ministro das Finanças Olavo Correia que se encontra de visita a Santo Antão.

Nações Unidas prevê 20 milhões de dólares para financiar atividades na cooperação para o desenvolvimento da organização com Cabo Verde


O Sistema das Nações Unidas prevê, para este ano, uma verba de quase 20 milhões de dólares americanos para financiar as atividades inseridas na cooperação para o desenvolvimento da organização com Cabo Verde, denominado UNDAF.

Até ao final do ano as obras para a construção do Hotel Hilton Praia deverão iniciar-se


O acordo de estabelecimento para o arranque do projeto foi assinado entre o ministro da Economia, José Gonçalves, e o representante do grupo dono da obra, Victor Fidalgo.

"É preciso um grito de alerta para a situação atual que o setor das pescas em Porto Novo sobretudo artesanal"


Quem o diz é o Presidente da Câmara Municipal do Porto Novo, Aníbal Fonseca, que falava no encontro com os homens do mar para assinalar o dia do pescador.

Antigo responsável pelo departamento comercial da TACV ouvido pela Comissão Parlamentar de Inquérito


O antigo responsável pelo departamento comercial da TACV, Gil Évora, foi um dos ouvidos pela Comissão Parlamentar de Inquérito que averigua os atos de gestão da empresa.

De 2002 a 2004 o ministério das Finanças não apoiou financeiramente a TACV nem foi chamado a prestar nenhum tipo de aval neste sentido


Esta informação foi avançada pelo antigo ministro das Finanças e Planeamento à Comissão Parlamentar de Inquérito aos atos de gestão da TACV.

Manuel Inocêncio Sousa disse que o Governo do PAICV sempre achou que a privatização da TACV era a melhor solução para a empresa


Ouvido na tarde de ontem na Comissão Parlamentar de Inquérito à gestão da TACV, o antigo ministro das Infra-estruturas reconheceu que manter a empresa nas condições em que ela operava representava um caminho para o seu descalabro, e que a operação só não avançou por dificuldades surgidas durante o processo e não por falta de vontade politica.

Jorge Lopes admite a TACV tinha excesso de trabalhadores na altura em que foi tutela e que a situação da empresa era má


Mas considera que a época foi oportuna, tanto para a privatização como a internacionalização.

Cabo Verde arranca em força no combate à praga da lagarta do cartucho do milho


Neste combate, Cabo Verde conta com o apoio da Organização das Nações Unidas Alimentação e Agricultura, FAO.

Administrador Delegado da TACV diz que é uma necessidade o fato de a empresa recorrer a um novo empréstimo


O Administrador Delegado da TACV, Mário Chaves, afirmou, ontem, ao programa Discurso Direto da RCV, que estes meses à frente da companhia têm sido desafiantes e que há vontade em que a reestruturação em curso tenha sucesso.

"Só uma auditoria séria às contas pode explicar a verdadeira razão por que a TACV passou por fases muito negativas"


Este diagnóstico foi feito por Gualberto do Rosário, perante a Comissão Parlamentar de Inquérito sobre a gestão da empresa, onde foi ouvido na tarde de ontem.

FMI volta a recomendar a necessidade de Cabo verde acelerar a reestruturação do setor empresarial do Estado


A recomendação consta do comunicado final da missão do Fundo Monetário Internacional a Cabo Verde, apresentado pelo representante da instituição para Cabo Verde, Max Alier.

Governo assina com a União Europeia programa no valor de a 551 mil contos


O Governo e a União Europeia acabaram de assinar um programa no valor de cinco milhões de euros, equivalentes a 551 mil contos, para projetos que contemplam o reforço da competitividade e melhoria do ambiente de negócios.

O País precisa de arrecadar em impostos cerca de 43 milhões de contos anuais para garantir um quadro fiscal estável


O vice Primeiro-ministro e ministro das Finanças já fez as contas, e concluiu que o País precisa de arrecadar, em impostos, em cerca  de 43 milhões de  contos anuais  para garantir um quadro fiscal estável.

ELECTRA vai ser privatizada e os serviços concessionados


A afirmação é do Vice Primeiro-ministro e Ministro das Finanças, Olavo Correia, que garantiu que o modelo está a ser equacionado com a Price Water House Coopers, PwC, empresa internacional de consultoria com a qual o ministério esteve ontem reunido.

Jacinto Santos considera estruturante o anúncio da atribuição este ano do rendimento social de inclusão a 723 famílias


O Presidente da Plataforma das ONG considera estruturante o anúncio por parte do Governo da atribuição, este ano, do rendimento social de inclusão a 723 famílias.

Ministério da Agricultura assina com a FAO documento “Quadro de Programação do país” para os próximos quatro anos


O ministério da Agricultura e Ambiente e a FAO, Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, assinaram, na cidade da Praia, o documento “Quadro de Programação do país” para os próximos quatro anos.

Câmara de Comércio de Sotavento acredita que é possível continuar em 2018 a melhorar o ambiente de negócios em Cabo Verde


O Presidente dessa agremiação comercial cita a última posição de Cabo Verde no relatório do Doing Business, do Banco Mundial, para mostrar que o país ainda se encontra no fundo do poço.

Presidente da República promulgou o Orçamento de Estado para este ano 2018


Jorge Carlos Fonseca vê com satisfação a aprovação do Orçamento de Estado em sede do Conselho de Concertação Social e considera o aumento do salário mínimo nacional uma importante conquista social.

Cabo Verde começa o ano 2018 com novos preços dos combustíveis


De acordo com a nova tabela a vigorar desde zero hora desta 2ª feira, vai haver ligeiros aumentos ou reduções em produtos específicos, reflectindo a pouca variação nos preços dos combustíveis nos mercados internacionais, durante o mês de Dezembro.

INE publica Contas Nacionais referentes ao 3º trimestre de 2017 que dá conta do aumento do Produto Interno Bruto


O PIB aumentou, em termos homólogos, 4,9% em volume no 3º trimestre de 2017, em termos reais, taxa superior em 1,9 pontos percentuais à verificada no segundo trimestre de 2017 que tinha sido de 3,0%.

Ministro das Finanças quer ver jovens milionários em Cabo Verde


O entusiasmo de Olavo Correia foi expresso depois de conhecer a Doutvisions e a La Terasse, empresas lideradas por jovens empreendedores mindelenses apostados na internacionalização.

Vendedeiras do mercado municipal do platô recusam ter que pagar pela eletricidade nos talhos e nas peixarias


A Câmara Municipal da Praia tem na forja um conjunto de medidas para melhorar o funcionamento do mercado do Platô.

São empossados hoje os novos órgãos sociais Câmara de Comércio de Sotavento


Os novos órgãos sociais da Câmara de Comércio Indústria e Serviços de Sotavento, eleitos para mais um mandato em Novembro, tomam posse hoje, numa cerimónia presidida pelo Primeiro-ministro.

FAO assina com Cabo Verde acordo de financiamento do Programa de Emergência e Mitigação da Seca


O Governo, através do ministério da agricultura e ambiente assinou um acordo de financiamento do Projecto de Assistência ao Programa de Emergência e Mitigação da Seca com FAO, representada pela diretora-geral adjunta, Helena Semedo.

Governo da Espanha disponibiliza 60 mil euros para apoiar o município do Porto Novo na mitigação do mau ano agrícola


A embaixadora da Espanha em Cabo Verde disse que esta é uma medida com efeito imediato para apoiar aquele município da ilha de Santo Antão, mas a longo prazo o seu país vai apoiar Cabo Verde com meios técnicos para dotar o país de capacidade de resiliência.

Presidente da Câmara da Praia reivindica a futura instalação do HUB aéreo de Cabo Verde para a capital do país


Óscar Santos diz que o município da Praia é o único ponto do território nacional capaz de garantir a sustentabilidade do negócio.

Itália aprova financiamento para apoiar Cabo Verde a enfrentar os efeitos da seca

O Governo da Itália aprovou um financiamento de emergência no valor de 300 mil euros para a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, FAO, para apoiar Cabo Verde a enfrentar os efeitos da seca.

Existem fortes possibilidades de o BADEA em vir a financiar o projecto de água e saneamento para Santo Antão


Uma missão daquele Organismo financeiro reuniu-se com os três presidentes de câmara no salão nobre da câmara municipal do Porto Novo no quadro das negociações em curso com o Governo de Cabo Verde.

Olavo Correia afirma que já há garantia de financiamento para a solução dos Transportes Marítimos em Cabo Verde


O ministro das Finanças, Olavo Correia disse hoje perante a Comissão especializada de Finanças e Orçamento que já há garantia de financiamento para a solução dos Transportes Marítimos em Cabo Verde.

Governo entrega documentos da reestruturação dos TACV à Comissão Especializada de Finanças e Orçamento da Assembleia Nacional


Em nota, o Gabinete de Comunicação do Governo garante que todos os documentos com informações relacionadas com o negócio dos TACV, os estudos de avaliação de negócio e os contratos da exploração do negócio no mercado doméstico e internacional já estão na posse da referida Comissão Especializada do Parlamento.

Governo não vai comprar os 19% do capital da Binter Cabo Verde


O Governo não vai comprar os 19% do capital da Binter Cabo Verde que, juntamente com os 30% garantidos pelo contrato de concessão da linha doméstica, perfaziam os 49% da participação do Estado na empresa.

Cabo Verde não integra a lista negra dos paraísos fiscais elaborada pelo Ecofin


É esta a reacção do Governo através do ministro dos negócios estrangeiros, Luís Filipe Tavares.

Governo decide antecipar em um mês o período de produção de aguardente de cana-de-açúcar


Uma medida transitória aprovada em conselho de ministros de semana passada, para não prejudicar as produções do grogue em Cabo Verde, devido à seca que assola o país.

EMPROFAC quer melhorar o relacionamento com as farmácias


A EMPROFAC, Empresa Nacional de Produtos Farmacêuticos quer ultrapassar os obstáculos que ainda persistem no seu relacionamento com as farmácias e melhorar a comunicação bem como a relação comercial.

TACV - Comissão Especializada de Finanças e Orçamento ouve hoje dois ministros


A Comissão Especializada de Finanças e Orçamento da Assembleia Nacional ouve hoje o Ministro da Economia, José Gonçalves, e o Ministro das Finanças, Olavo Correia, sobre a gestão dos TACV.

Governo já tem disponível 13,5 milhões de euros para indemnização dos trabalhadores da TACV que vão ser despedidos


A garantia é do ministro das finanças, Olavo Correia, que disse tratar-se de um financiamento a curto prazo conseguido junto da banca portuguesa, mas que negociações já estão sendo encetadas junto do Banco Mundial para converter esse empréstimo a curto prazo para um empréstimo a longo prazo.

Agência de Regulação Económica estabelece novos preços máximos dos combustíveis


O preço da Gasolina passou a ser vendido a 118$90; o Gasóleo Normal a 94$90; o Gasóleo para Electricidade, 79$70; o Gasóleo para Marinha, 67$30; o Petróleo, 82$10, o Fuel 380, 53$70 e o Fuel 180, 62$80.

Primeiro-ministro classifica Programa MCA como um instrumento que teve um impacto importante no desenvolvimento de Cabo Verde


No dia em que o segundo compacto do programa chega ao fim, Ulisses Correia e Silva falou  dos efeitos que o projeto teve na economia e na vida das pessoas, principalmente numa das componentes referentes à água, saneamento e higiene.

Governo vai precisar de mais de um milhão de contos para a mitigação do mau ano agrícola


O Governo já fez as contas e já está definido que vai precisar de mais de um milhão de contos para a execução dos programas que visam a mitigação do mau ano agrícola em todas as ilhas.

Quinta Semana Nacional de Microfinanças será realizada durante toda esta semana na cidade de Assomada


A quinta Semana Nacional de Microfinanças tem na agenda a definição de estratégias para garantir a sustentabilidade daquelas instituições de microfinanças.

Implementação do segundo Compacto do MCA está a chegar ao fim após cinco anos em execução


O vice-presidente do Millenium Challenge Corporation, MCC, estará hoje em São Vicente para conhecer o resultado das atividades implementadas naquela ilha.

A empresa de Águas de Santiago vai ser reestruturada com o propósito de garantir a sua sustentabilidade


A informação é avançada pelos próprios acionistas da empresa intermunicipal que dizem ser necessário, neste processo de reestruturação, um investimento no valor de 1,5 milhões de contos com recurso à banca.

Santa Catarina de Santiago tem possui potencialidades para desenvolver um Turismo Sustentável


O Presidente da Associação do Turismo de Santiago, Eugénio Inocêncio, considera que o município de Santa Catarina de Santiago tem potencialidades para desenvolver um Turismo Sustentável e reúne, por isso, condições para estar no centro do processo de desenvolvimento deste setor.

O Estado vai assumir uma parte da dívida da TACV no processo de reestruturação


Para isso foi criada a empresa New Company que visa a resolução dos créditos da companhia aérea cabo-verdiana, preparando-a para a privatização.

Governo quer estabelecer um pacto com o sistema financeiro bancário com o objetivo de melhorar o financiamento à economia e as empresas


Este é pelo menos um dos sublinhados da mensagem que o ministro das Finanças foi levar aos quadros do Banco BAI Cabo Verde.

Instituto Nacional de Estatísticas divulga o Índice de Comércio Externo


O Instituto Nacional de Estatísticas, INE, divulgou o Índice de Comércio Externo que disponibiliza informação mensal sobre a evolução dos preços das trocas comerciais entre Cabo Verde e o resto do mundo.

Secretário-geral da Câmara de Comércio de Sotavento critica o que considera um mau ambiente de negócios em Cabo Verde


José Luís Neves, secretário-geral da Câmara de Comércio de Sotavento criticou hoje, na cidade da Praia o que considera um mau ambiente de negócios em Cabo Verde, onde a atribuição de terrenos para negócios é de uma extrema bagunça.

Edição da FIC 2017 terminou na noite de ontem no Mindelo


O Presidente do Conselho da Administração da Feira Internacional de Cabo Verde, Gil Costa, garante que os objetivos foram atingidos.

Assomada recebe a primeira edição da Expo Santiago


A cidade de Assomada recebe de hoje a domingo a primeira edição da Expo Santiago, nas instalações da antiga EMPA.

Primeiras audições parlamentares no âmbito da Comissão Parlamentar de Inquérito sobre a TACV iniciam-se hoje


Até amanhã as personalidades auscultadas vão prestar declarações sobre fatos relativos à gestão dos TACV.

Cem expositores ocuparam os duzentos stands disponibilizados pela Feira Internacional de Cabo Verde


Uma das maiores procuras de sempre que põe novos desafios ao país, admite o Ministro da Economia, José Gonçalves.

Primeira edição da Expo Santiago deve iniciar-se na sexta-feira nas instalações da antiga EMPA na Assomada


Serão 65 expositores de todos os municípios do interior de Santiago, distribuídos por 40 stands.

100 expositores participam na 21ª edição da Feira Internacional de Cabo Verde de 15 a 19 deste mês no Mindelo


O evento, orçado em cerca de 17 mil contos, e que é considerado o principal certame para as empresas, acontece sob o lema “Cabo Verde, o Hub, para África Ocidental”.

O País tem feito muito em matéria de promoção de empreendedorismo mas os resultados estão aquém do desejado


O alerta é do Presidente da Associação dos Jovens Empresários, feito em vésperas do arranque da Semana Global do Empreendedorismo, hoje, na Assomada.

Cabo Verde tem até finais de Junho de 2018 para completar o processo de entrada no Capital Social da Binter


Esta informação foi avançada pelo ministro da Economia, José Gonçalves, à margem da cerimónia das comemorações do primeiro Voo da companhia aérea no país, que decorreu na cidade da Praia.

Companhia chinesa “Capital Airlines” está interessada em voar para Cabo Verde


A conclusão das negociações, segundo o Ministro dos Negócios Estrangeiros Luís Filipe Tavares, está prevista para meados do próximo ano.

Associação das Instituições de Microfinanças com uma linha de crédito de 50 milhões de escudos


Associação Profissional das Instituições de Microfinanças conta a partir de agora com uma linha de crédito de 50 milhões de escudos para ajudar os agricultores e os criadores de gado a enfrentarem as consequências do mau ano agrícola.

ADECO vai criar um fórum para a análise do Orçamento de Estado e o controle das contas públicas


Este é um dos resultados saídos das formações sobre “Prestação de contas e responsabilização”, que decorreram na Praia e em São Vicente e que capacitaram membros de quarenta organizações da sociedade civil.

Pro-empresa vai desenvolver o sistema nacional de inovação para promover a inovação no setor empresarial


O instituto de apoio e promoçao empresarial, Pro-empresa, vai desenvolver o sistema nacional de inovação para promover a inovação no setor empresarial, aproveitando as competencias já existentes no meio universitário cabo-verdiano.

Presidente da Associação dos Jovens Empresários considera que o tecido empresarial nacional está longe de atingir o seu potencial


Paulo Cabral reconheceu este cenário durante a apresentação, na Praia, da Semana Global do Empreendedorismo, que se inicia no próximo dia 13, na Assomada.

Primeiro-Ministro preside abertura hoje da XVII edição do seminário internacional do Banco Africano de Importação e Exportação


Arranca hoje no Sal a XVII edição do Seminário internacional do Banco Africano de Importação e Exportação (AFREXIMBANK), sobre o financiamento estruturado do Comércio, que é organizado em parceria com o Ministério das Finanças.

Presidente da República concorda com a criação de um fundo permanente para atender as famílias e agricultores afetados pelo mau ano agrícola


Jorge Carlos Fonseca fez esta consideração durante a visita, ontem, ao Concelho de Santa Cruz para conhecer in loco os efeitos da seca deste ano.

Câmara Municipal dos Mosteiros vai reduzir em 2018 o imposto único sobre o património


Uma medida que pretende proteger as famílias que sofrem com os efeitos do mau ano agrícola.

Embaixador dos EUA inteira-se do mau ano agrícola em Santa Catarina


O Embaixador dos Estados Unidos da América (EUA), Donald Heflin, visita oficialmente Santa Catarina esta quinta-feira, 2 de Novembro, para se inteirar dos efeitos do mau ano agrícola no concelho.

Combustíveis ligeiramente mais carros desde zero hora de hoje


Os preços máximos dos combustíveis estão, ligeiramente, mais caros, desde as zero hora de hoje, à excepção da gasolina, que teve uma redução em torno de 0,70%.

Acontece na Praia o terceiro Workshop Regional sobre as Contas Nacionais


Começa hoje, na cidade da Praia, o terceiro Workshop Regional sobre as Contas Nacionais de países como Gana, Gâmbia, Libéria, Nigéria, Serra Leoa, além de Cabo Verde.

Representante do Banco Mundial para Cabo Verde visita ilha da Boavista


A representante do Banco Mundial para Cabo Verde, que visitou ontem a ilha da Boavista destacou as potencialidades turísticas nacionais e manifestou-se impressionada com a capacidade hoteleira instalada na ilha.

Diretora do Banco Mundial para Cabo Verde visita hoje a ilha da Boavista


A descentralização é um dos desafios identificados pela equipa do Banco Mundial que está em Cabo Verde com o objetivo de fazer o Diagnóstico Sistemático do país tendo em vista a elaboração da estratégia de cooperação com o nosso país.

As riquezas marinhas da região oeste africana fazem dela um espaço apetecível para pesca ilegal


Com base nisso a Interpol promove formação para investigadores de pesca nos países africanos de expressão portuguesa e Timor Leste.

Plataforma das ONGs organiza formação sobre “Produção de Indicadores para o Seguimento de Políticas Públicas e em Educação para a Cidadania Fiscal”


A Plataforma das ONGs em parceria com a Ordem Profissional de Auditores e Contabilistas Certificados e a ADECO organizam hoje uma ação de formação sobre “Produção de Indicadores para o Seguimento de Políticas Públicas e em Educação para a Cidadania Fiscal”.

A produção de isco em aquacultura vai contribuir para a redução de conflitos entre os pescadores


A leitura é do Ministro da Economia, José Gonçalves, após visitar a Fazenda de Camarão, no Calhau, São Vicente.

O desenvolvimento local constitui uma ferramenta privilegiada de combate à pobreza e à exclusão social


Esta é uma das conclusões que, na opinião da representante do Sistema das Nações Unidas, em Cabo Verde, emergiram do quarto fórum de desenvolvimento local.

Arrancam ainda este mês no Mindelo obras para a construção do hotel da Spencer Construções e Imobiliária


As obras para a construção do hotel que a Spencer Construções e Imobiliária vai desenvolver na Avenida Marginal, em São Vicente, arrancam ainda este mês.

"Um apertar de malhas às instituições que gerem o dinheiro público"


É assim que o Presidente do Tribunal de Contas antevê a futura lei que regula a organização, a composição, o processo e o funcionamento da instituição.

Complexo de Pesca de Cova de Inglesa recusa-se a receber pescado das embarcações nacionais


Os barcos de pesca industrial estão amarrados ao cais porque o Complexo de Pesca de Cova de Inglesa recusa-se a receber pescado das embarcações nacionais.

Presidente da República diz que os atores sociais devem ser parte do todo o processo de definição e implementação de políticas públicas

Na abertura do quarto Fórum Mundial de Desenvolvimento Local que aconteceu ontem na cidade da Praia, o Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, alertou para a necessidade de as políticas públicas terem como prioridade responder às necessidades das pessoas ao invés de procurar sempre e, em primeiro lugar, o equilíbrio orçamental e macroeconómico.

Cidade da Praia acolhe a partir de hoje o Quarto Fórum Mundial de Desenvolvimento Local


O Fórum Mundial de Desenvolvimento Local é realizado em Cabo Verde, mas com os olhos postos no continente africano.

Jacinto Santos diz que Cabo Verde descorou a parte política nos preparativos para o Fórum Mundial de Desenvolvimento Local


O Presidente da Plataforma das ONG, Jacinto Santos, em entrevista ao Programa Discurso Direto da RCV disse que Cabo Verde descorou a parte política nos preparativos para o Fórum Mundial de Desenvolvimento Local.

Hotel quatro estrelas abre portas hoje na cidade da Ponta do Sol em Santo Antão


São mais oitenta e cinco quartos que reforçam a oferta turística da ilha das Montanhas.

Ministro da Economia reune-se em São Vicente com os armadores da marinha mercante


O Ministro da Economia e Emprego, José Gonçalves, está hoje em São Vicente, onde vai se encontrar com os armadores da marinha mercante e outros operadores, para apresentar as soluções do Governo para os problemas que têm afetado o sector marítimo.

Governo e as Nações Unidas assinam hoje novo Quadro de Cooperação para o Desenvolvimento das Nações Unidas em Cabo Verde


O documento está alinhado com a Agenda 2030, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e as prioridades estratégicas de desenvolvimento de Cabo Verde, definidas e assumidas no Programa do Governo e no Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável.

Empresa Águas de Santiago garante que quase cem por cento dos utentes já têm acesso às faturas


A informação é avançada por Margarete Cabral, coordenadora do Santiago-Sul da ADS, para quem o problema de acesso às faturas está praticamente ultrapassado, sobretudo na capital onde 95 por cento das pessoas já têm as suas faturas.

Câmara Municipal de Santa Cruz é a primeira autarquia de Santiago Norte a implementar o aplicativo online "Paga Li"


Uma iniciativa desenvolvida pela empresa ISONE do grupo IIha Verde que irá facilitar os santa-cruzenses residentes e no estrangeiro, no pagamento de dívidas, como imposto de circulação, luz e ou agua.

Governo mobiliza junto do BNI Europa 13,5 milhões de euros para a indemnização dos trabalhadores dos TACV


No âmbito do processo de reestruturação dos Transportes Aéreos de Cabo Verde - TACV, visando a sua privatização, o Governo acaba de mobilizar junto do BNI Europa, 13,5 milhões de euros, para a indemnização dos trabalhadores dos TACV.

Deputados e técnicos da Assembleia concluíram na Praia a terceira oficina de trabalho


Na oficina esteve em análise a conta geral do Estado, referente ao primeiro trimestre deste ano.

Praia acolhe de 17 a 20 deste mês o quarto Fórum Mundial de Desenvolvimento Local


São esperados cerca de dois mil participantes, do país e do exterior, que vão partilhar experiências, reforçar alianças, promover a cooperação nacional e estimular políticas de desenvolvimento local para a implementação das metas de desenvolvimento sustentável no país.

Ministro das Finanças em Washington para encontros com o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional


O Ministro das Finanças, Olavo Correia, encontra-se em Washington para participar nas Reuniões Anuais do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional, que decorrem de sexta a domingo.

Ministério da Economia manda abrir inquérito à organização da Gala Cabo Verde Tourism Awards


O Ministério da Economia e Emprego informou que mandou instaurar um inquérito em relação à forma de contratação da organização da primeira Gala Cabo Verde Tourism Awards que decorreu na ilha do Sal, no dia 30 de Setembro.

Conselho de Ministros aprovou a criação de uma linha de crédito de 100 mil contos para o refinanciamento de micro-empresas


O Presidente da Associação Profissional das Instituições de micro-crédito, disse à RCV que a criação de uma linha de crédito, de 100 mil contos, pelo Governo, para o refinanciamento das instituições de micro-finanças, vem alargar o financiamento aos pequenos investidores e empreendedores.

Câmara do Porto Novo com instrumentos de gestão do ano de 2018 aprovados com nove votos a favor e oito contra


Seiscentos e setenta e seis mil contos é o orçamento da Câmara Municipal do Porto Novo para o ano económico de 2018.

Numa altura em que o ano agrícola já é tido como mau as instituições de micro-finanças devem ter recursos para responder às demandas com que são confrontadas


Esta ideia foi defendida pelo Presidente da associação das micro-finanças, a propósito dum protocolo assinado ontem entre a mesma, o Governo e a banca.

"Armadores nacionais conhecem o setor e se estão descapitalizados é porque o Estado cabo-verdiano tem vindo a sugá-los ao longo dos anos"


Esta é a resposta da ACAMM, Associação Cabo-verdiana dos Armadores da Marinha Mercante, ao Ministro da Economia, José Gonçalves, que no dia 27 de Setembro, disse que na marinha mercante nacional não há meios financeiros nem conhecimento capaz de encontrar uma solução para a mobilidade inter-ilhas.

Governo discute hoje em conselho de ministros um plano de emergência para mitigar os efeitos da seca e do mau ano agrícola


O ministro da agricultura visitou ontem vários concelhos do interior da ilha de Santiago acompanhado pelo representante da FAO, para avaliar a situação do ano agrícola, marcado pela escassez de chuva.

Publicidade