Completou hoje 25 Anos que Cabo Verde estreou no Afrobasket

26 de julho de 2022

A+ A-

Completou hoje 25 Anos que Cabo Verde estreou no Afrobasket. O primeiro jogo da Seleção Nacional nesta prova da FIBA, aconteceu em Dakar e foi contra a potência continental Angola.

O selecionador na época, José Vieira (Zé Anguila) conta que foi um momento em que viveu uma experiência pessoal de liderar seus colegas que em campo, no ano anterior, conquistaram o Torneio da Zona II.

Segundo Zé Aguila, não tiveram condições para se prepararem melhor para uma competição onde tiveram de enfrentar o campeão de África.

Um dos destaque da Seleção, Victor Fortes (Vitócas) diz que a estreia no Afrobasket foi a realização de um sonho, de um País que cujo seu basket não era conhecido no continente e que tinha participado, apenas em torneios da Zona II.

A competição foi, segundo Vitócas, uma oportunidade de trocarem experiências com grandes basquetebolistas africanos. Depois da geração que abriu as portas do Afrobasket, Cabo Verde participou mais 6 vezes e em 2007 conquistou a Medalha de Bronze.

Neste quarto de século, já são 7 participações no Afrobasket, 39 jogos, 20 vitórias, 2661 pontos anotados, média de 68,231 pontos por jogo.

O atual presidente da Federação, Marito Correia e o cabo-verdiano com mais participações na prova, 6, mais jogos realizados, 33 e mais pontos anotados, mais de 340. Na edição de 2009, o cabo-verdiano Jeff Xavier foi o Melhor Pontuador da Competição, com 136 pontos.

 

Por: Marcos Fonseca

Artigos Relacionados

Programação

Mais Acedidos

Últimos Vídeos

Últimos Áudios