Há 25 Anos, Cabo Verde vencia o primeiro jogo no Afrobasket

02 de agosto de 2022

A+ A-

Num dia como hoje, 2 de Agosto, mas há 25 Anos, CABO VERDE vencia o primeiro jogo no Afrobasket. A Seleção Nacional derrotou a Costa do Marfim por 20 pontos de diferença, 68 - 48 e terminou a prova em 7º lugar.

O selecionador que conseguiu o triunfo, José Vieira (Zé Anguila) disse à RCV que lembrar o feito é uma recordação bem prateada e com uma alta valorização. "Nessa partida,  assisti o melhor lance da prova. Um afundanço de Aquiles, em cima de um costa-marfinense de 2 metros e 11", lembra Zé Anguila que também conta que foi o primeiro jogo que assumiu totalmente o papel de treinador.

Um dos melhores pontuadores da Seleção na época, Victor Hugo Fortes (Vitocas) diz não lembrar muitos detalhes, apenas da alegria que foi a primeira vitória.

Além de Zé Anguila, Daniel Palmer e Vitocas, também fizeram parte deste feito, os jogadores: Aquiles, Rico, Marito, Djoni, Capton, Paulinho, João Paulo, Fefa, To, Hamilton e Tony.

Em 7 participações na maior prova continental da bola ao cesto para Seleções, Cabo Verde conseguiu 20 vitórias em 39 jogos.

São três vitórias sobre Moçambique; duas contra cada um dos seguintes adversários: Costa do Marfim, Marrocos, Ruanda, Nigéria, e República do Congo e uma contra: Mali, Egito, Tunísia, República Centro Africana, Argélia, Zimbabwe, Uganda e Angola.

O triunfo mais importante até hoje foi em 2007 contra o Egito, 53 x 51. O resultado deu ao País, a inédita Medalha de Bronze e a qualificação para o Pré-olímpico de Atenas na Grécia, no ano seguinte. Cabo Verde é a nação mais pequena geograficamente a subir ao pódio na história do Afrobasket.

 

Por: Marcos Fonseca

Artigos Relacionados

Programação

Mais Acedidos

Últimos Vídeos

Últimos Áudios