Presidente da República vai a Portugal reforçar laços históricos

26 de julho de 2022

A+ A-

O Chefe de Estado vai estar depois de amanhã em Portugal, numa visita oficial a Portugal. O objetivo da deslocação e reforçar dos laços históricos, políticos, económicos e culturais, bem como de amizade e solidariedade que sustentam a cooperação entre os dois países, de acordo com fonte da Presidência.

No primeiro dia, acompanhado da primeira-dama, Débora Carvalho, será recebido no Palácio de Belém, num encontro restrito com o Presidente portugues Marcelo Rebelo de Sousa, seguida de uma reunião alargada às delegações.

Antes, José Maria Neves fará a deposição de uma coroa de flores no túmulo de Luís de Camões, no Mosteiro dos Jerónimos. O Presidente da República desloca-se depois à Assembleia da República, onde será recebido pelo presidente desse órgão de soberania, Augusto Santos Silva. Mais tarde, o chefe de estado cabo-verdiano receberá as Chaves da Cidade, numa sessão solene na Câmara de Lisboa.

Do programa da visita de José Maria Neves a Portugal, a primeira oficial desde que foi eleito Presidente da República, consta uma deslocação à sede da Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa (CPLP), onde se reunirá com o Secretário Executivo dessa Organização e endereçará uma mensagem ao Comité de Concertação Permanente, que para tanto se reunirá em Sessão Extraordinária.

Destaque ainda para a participação de José Maria Neves no Segmento “Diálogo entre Presidentes”, da Edição 2022 do Fórum Euroafricano, um diálogo global promovido anualmente pelo Conselho da Diáspora Portuguesa, com o intuito de estreitar os laços entre a Europa e a África... o presidente cabo-verdiano será um dos oradores, juntamente com o Presidente da República Portuguesa e o Presidente da República de São Tomé e Príncipe...

O Chefe de Estado terá, ainda, um encontro com os Presidentes das Câmaras Municipais portuguesas geminadas com autarquias cabo-verdianas, para além de visitar o Instituto Universitário de Lisboa e a Universidade do Algarve.

De acordo com uma nota de imprensa da Presidência, nesta primeira visita de estado a Portugal, o chefe de Estado terá encontros com a comunidade cabo-verdiana no Algarve/Loulé e na Amadora. Participará ainda nas festividades de Nhu Santiago, em Oeiras

Integram a delegação presidencial, de entre outras personalidades, o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, o Ministro das Comunidades e o Presidente da Associação Nacional dos Municípios Cabo-verdianos.

 

RTC Online com RCV

 

Artigos Relacionados