28 de dezembro de 2020
Javier nadou os cinco mil metros em águas abertas num tempo de uma hora e 49 minutos. No final, confessou ao jornalista Benvindo Neves que, inicialmente, não estava tão confiante na vitória.
Javier Turégano, de 56 anos, era o mais velho de todos os 14 concorrentes. Ainda assim, ganhou com relativa facilidade. Mas, o espanhol, por não ter nacionalidade cabo-verdiana, vê o titulo de campeão nacional ser atribuído a Stiven Lima, da Boa Vista, que chegou em segundo lugar.
Completou o pódio Gervásio Silva, nadador do Tarrafal de Santiago. Ele concluiu os cinco mil metros com um tempo de uma hora e 56 minutos e meio.
Dos 14 nadadorores que participaram no Campeonato Nacional de Natação, só metade conseguiu concluir os cinco mil metros.
No momento do balanço, o Presidente da Federação Cabo-verdiana de Natação, Avelino Bonifácio, avaliou de forma positiva essa primeira experiência
A competição foi realizada na tarde de domingo na baía de Praia Baixo, ilha de Santiago e participaram nadadores de São Vicente, Sal, Boa Vista, Maio e ainda de quatro concelhos de Santiago.
Noticiado no Jornal de Domingo:
Benvindo Neves/RCV
Disponibilizado online/Multimédia-RTC
Programação