Nova variante da Covid-19 preocupa as autoridades de saúde de Cabo Verde

29 de dezembro de 2020

A+ A-

A nova variante da Covid-19 preocupa as autoridades de saúde de Cabo Verde, mas a capacidade de vigilância sanitária disponível permite, rapidamente, detetar alguma situação anormal, caso venha a ocorrer, e tomar medidas. Quem o diz é o Diretor Nacional de Saúde, Jorge Noel Barreto.

Jorge Barreto alerta que o risco existirá sempre, contudo, diz, é preciso o país estar preparado para dar uma melhor resposta possível com os recursos disponíveis.

Quanto à situação da pandemia da Covid-19 em Cabo Verde, o Diretor Nacional de Saúde destaca que a situação mostra uma tendência para uma melhoria, diz ele, provavelmente graças ao cumprimento das medidas em vigor, por parte da população.

E porque o futuro é, ainda, incerto, Jorge Barreto volta a reforçar a mensagem no sentido de as pessoas não baixarem a guarda, sobretudo neste momento festivo, respeitando todas as orientações das autoridades sanitárias, como sejam o uso obrigatório de máscaras, evitar aglomerações e a higienização, frequente, das mãos.

Ontem, Cabo Verde registou nove casos positivos da Covid-19 e 52 recuperados. Os novos casos foram diagnosticados em São Vicente e Maio com 3 cada, e Paul, Santa Catarina e Praia também com 1 caso cada. Quanto aos recuperados: Praia 18, Santa Catarina de Santiago 2, São Filipe 2, Mosteiros 8, Santa Catarina do Fogo 4, Paul 2, Porto Novo 7, São Vicente 4, Sal 1 e Maio 4.

Cabo Verde, tem, neste momento, 110 casos ativos, 11.496 casos recuperados, 112 óbitos por covid-19, três óbitos por outras causas e dois transferidos, que perfazem um total de 11723 casos positivos acumulados.

Reportagem RCV


Artigos Relacionados