Cabo-verdianos ficam a conhecer, a qualquer momento, as datas para as legislativas e presidenciais

12 de janeiro de 2021

Jorge Carlos Fonseca, Presidente da República de Cabo Verde
A+ A-

O anúncio será feito através de uma comunicação do Presidente da República ao país, que poder acompanhar ainda jornal da tarde.


Em Dezembro do ano passado, Jorge Carlos Fonseca ouviu as propostas dos partidos políticos em relação às legislativas, e reuniu o Conselho de República.

O PAICV, pela voz da sua presidente, Janira Hopffer Almada, propõe finais de Março como data ideal para a realização das eleições para a Assembleia Nacional.

Já secretária-geral do MpD apontou meados de Abril como a data mais indicada para a realização das eleições legislativas de 2021, uma vez que, segundo Filomena Delgado, ainda na diáspora não se iniciou o recenseamento tendo, em conta o impacto causado pela situação de pandemia.

Por sua vez, o presidente da UCID, António Monteiro, afirmou que o seu partido apontava para abril, mas face às informações avançadas pelo chefe de estado, os democratas-cristãos recuaram na sua proposta por entenderem que a data seria tardia.

Tanto o PP como o PSD apontaram os finais de Abril para a realização das legislativas.

As últimas eleições legislativas em Cabo Verde aconteceram em 20 de março de 2016 e as presidenciais realizaram-se em 02 de outubro do mesmo ano.


RCV
Disponibilizado online pela Multimédia/RTC

 

Vídeos relacionados:

Presidente da República anuncia data das Eleições Legislativas e Presidenciais 2021.

Presidente da República exorta corpo diplomático a continuar a apoiar os esforços de desenvolvimento de Cabo Verde.