Projeto agroecológico de áreas protegidas implementado pela Associação dos Amigos da Natureza e pelo CERAI chega ao fim

11 de fevereiro de 2021

A+ A-

 

O projecto, cujo propósito passou por favorecer a disseminação do conhecimento agroecológico e a prática de uma agropecuária integrada e sustentável, beneficiou, durante dois anos, de investimentos e actividades várias implementadas nas ilhas de Santiago, Santo Antão e São Nicolau".


Chegou ao fim o projeto "Agroecologia como instrumento para a conservação da paisagem terrestre e para a resiliência das comunidades rurais, inseridas nas áreas protegidas e zonas de amortecimento dos Parques Naturais nessas três ilhas".

O Diretor da Associação dos Amigos da Natureza, Aguinaldo David, fez alusão a algumas dessas actividades, considerando-as uma forma de valorizar e agregar mais sustentabilidade a esses produtos.

800 mil dólares americanos, foi o montante investido, nos últimos quatro anos, nas áreas protegidas, mencionou o Coordenador Nacional do programa das pequenas subvenções do fundo mundial para o ambiente, Ricardo Monteiro, que discorreu sobre os investimentos alocados e a alocar ao programa.

Prestigiando a cerimónia de encerramento do projeto para a conservação da paisagem terrestre e para a resiliência nas áreas protegidas das três ilhas, o director nacional do ambiente, assinalou a procura por parte do governo de um modelo adequado à gestão das áreas protegidas. Alexandre Nevski destacou ainda, o impacto indirecto que ultrapassa as fronteiras dos parques naturais.

O projeto - que arrancou em 2018 e decorreu nas áreas protegidas e zonas de amortecimento dos parques naturais das ilhas de Santiago, Santo Antão e São Nicolau -, foi implementado pela Associação dos Amigos da Natureza e pelo CERAI - Centro Internacional de Estudos Rurais e Agricultura da Espanha -, em parceria com o Ministério da Agricultura e Ambiente e financiado pelo GEF-SGP, programa das pequenas subvenções do fundo mundial para o ambiente.


RCV/Praia
Edição para disponibilização online - RTC Multimédia (Estagiária - com supervisisão)