EUA disponibiliza 1 milhão de dólares para reforço à justiça criminal no combate ao crime organizado

22 de fevereiro de 2021

Janine Lélis, ministra da Justiça e do Trabalho
A+ A-

 

Reforçar as instituições de justiça para melhor combater o crime organizado e o tráfico internacional é o âmbito do projecto financiado pelos Estados Unidos da América.


Para a ministra da Justiça, o objectivo último é trazer, à população, o sentimento de paz e de justiça social. Para isso, sublinha Janine Lélis, na apresentação do Projecto de Reforço das Capacidades das Instituições de Justiça Criminal de Cabo Verde em combater o crime organizado, é preciso que os aplicadores da lei sejam eficazes na sua actuação.

“Os investimentos feitos no sistema judicial, designadamente no combate ao crime organizado, têm que traduzir em respostas eficazes e efetivas, por parte dos aplicadores da Lei.”

A partilha de valores de respeito pelo estado de direito democrático é um dos motivos que levam os Estados Unidos a financiar este projecto, diz o embaixador Jeff Daigle.

Projecto de Reforço das Capacidades das Instituições de Justiça Criminal de Cabo Verde em combater o crime organizado será implementado em parceria com a parceria técnica dos Escritórios das Nações Unidas sobre a Droga e o Crime – ONUDC. O projecto compreende, designadamente, formações para agentes das polícias nacional, judiciaria e do ministério público, no combate ao crime organizado.  


RTC Multimédia
Disponibilização online (Estagiária - com supervisão)



Artigos Relacionados