23 de fevereiro de 2021
“O Derradeiro Gesto”, projecto de ficção de Mário Almeida, da Praia, sobre o artista plástico, Dudu Rodrigues, que conta com a produção da produtora Square Films, foi um dos contemplados e vai receber 500 contos para a produção do filme no prazo de 1 ano. O outro trabalho cinematográfico vencedor é “Escola de Samba Tropical”, projecto documentário de Marco Rendall, de São Vicente.
Ao edital de 2019 concorreram oito obras, mas os únicos a cumprir todos os requisitos, principalmente o de promover a cultura nacional, foram os dois trabalhos mencionados.
O presidente da Associação de Cinema de Cabo Verde, Mário Benvindo Cabral, explica os meandros do edital, lançado com o montante de 2.500 contos, sendo que desse total, ficaram 500 contos que revertem agora para pequenos concursos, seguindo a nova lei do cinema.
Jéssico Furtado da produtora Square Films, diz acreditar no potencial do cinema e d"O Derradeiro Gesto".
O realizador, Mário Almeida, discorreu sobre a película, que espera estar pronta em Março e que mostra um pouco da vida do Artista (áudio infra). Outros requisitos, que enformavam o acesso ao edital de 2019 da ACACV, eram a abordagem técnica da produção e a exequibilidade do orçamento. A assinatura do contrato com o vencedor do Mindelo, Marco Rendall, será feita oportunamente.
RTC Multimédia
Disponibilização online (Estagiária - com supervisão)
Programação