Cíntia Dias: a campeã que foi levada ao boxe pelas mãos da mãe

05 de março de 2021

A+ A-

Neste Março Mês da Mulher o Jornal do Desporto da RCV vai trazer muitas histórias envolvendo mulheres no desporto. Hoje, o destaque vai para uma jovem praiense, que dá nas vistas no boxe. 

Cíntia Dias com apenas 18 anos já é bicampeã nacional de boxe, categoria 57 Kg. Mas tem outras vitórias no currículo, conseguidos, por exemplo, no Torneio Diáspora em Casa, que venceu por duas vezes consecutivas, ainda, medalha de prata no Odivelas Boxe Cup, em Portugal. 

O torneio Diáspora em Casa, é organizado pela Federação Cabo-verdiana de Boxe, que, normalmente, envolve, em cada edição, mais de 50 pugilistas de Cabo Verde e da diáspora. 

Cíntia entrou para o boxe aos 13 anos e foi levada pela própria mãe. Começaram a treinar juntos, a  mãe desistiu pouco tempo depois. Cintia pegou o gosto pela modalidade e não mais parou. "Gosto de boxe. Não sei porque, mas simplesmente...Gosto!"

Quando começou e teve de esperar três anos para subir pela primeira vez a um ring, num torneio regional - Praia Boxe. Venceu o torneio na sua categoria. No mesmo ano, sagrou campeã nacional.

A jovem pugilista lamenta o facto de haver poucas competições de boxe. São duas ou três por ano e, regra geral, dura um ou dois dias.

Cíntia Dias quer continuar no boxe sem, no entanto, descurar dos estudos. Por agora, quer terminar o 12º ano e, depois, fazer uma formação em Desporto.

O ano de 2018 foi de muitas conquistas, além dos títulos regionais e nacionais, venceu o prémio Atleta Revelação na Gala do Desporto da Praia. E foi, também, nomeada na mesma categoria para a Gala do Desporto Cabo-verdiano. 

Em 2019, repetiu as conquistas nos campeonatos regionais e nacionais. E foi eleita melhor Atleta Feminina do Campeonato Nacional.

Lamenta poucas competições de boxe em Cabo Verde, mas continua motivada nos treinos durante o ano inteiro.

 

+ Série Mulheres no Desporto: Adriana Almeida: a "Bolt" de Cabo Verde

+ Série Mulheres no Desporto: Lúcia Moniz: o rosto do futebol feminino em Cabo Verde