Petição para o reconhecimento oficial do crioulo será entregue hoje ao Presidente da República

12 de abril de 2021

A+ A-

Vai ser entregue hoje ao Presidente da Republica uma petição para a mudança da política linguística cabo-verdiana, subscrita por mais de duzentas personalidades cabo-verdianas, entre investigadores linguistas, professores de línguas e literaturas, escritores, artistas e  estudantes de graduação.

O propósito final da petição, de acordo com Karina Moreira, porta-voz do grupo é o reconhecimento oficial da língua cabo-verdiana, o crioulo.

Em declarações à RCV, Karina Moreira, manifestou-se confiante e expectante que a partir de agora esse assunto da língua crioula vai merecer mais atenção dos decisores políticos nacionais.

Para o grupo, este é o primeiro passo de uma iniciativa cívica que visa fazer chegar aos órgãos de soberania nacional o apelo a uma resolução satisfatória da questão linguística em Cabo Verde.

Os subscritores pretendem, através desta Petição, instar os candidatos a deputados e o futuro governo a considerarem as medidas legislativas necessárias à mudança da política linguística para uma mais justa e mais respeitadora da ecologia linguística da nação cabo-verdiana e dos direitos humanos de natureza linguística.

O documento vai ainda ser entregue aos Presidentes de todos os partidos políticos nacionais e aos cabeças de lista de todos os círculos eleitorais, de modo a chegar a todos os representantes da Nação.