Francisco Carvalho quer elevar o município da Praia a um outro patamar de desenvolvimento

29 de abril de 2021

A+ A-

A substituição de bairros degredados inteiros, a fomentação de projectos de aldeias turísticas e a criação real de empregos são alguns projectos que o Presidente da Câmara Municipal diz ter em carteira para elevar o município a um outro patamar de desenvolvimento.

Francisco Carvalho, ao falar a propósito do Dia da Cidade capital do país, que hoje completa 163 anos, considera a pobreza e as desigualdades sociais os maiores desafios que Praia precisa resolver.


Sem meias palavras, o edil da capital diz que há muita gente a viver em condições sub humanas na cidade da Praia.

Para construir um melhor futuro para os praienses Francisco Carvalho afirma que a autarquia vai apostar principalmente na criação de empregos e no fomento do empreendedorismo mas num molde diferente do que tem sido feito.

Uma outra aposta da Câmara da Praia será no turismo, mas avisa Francisco Carvalho, um turismo distinto do habitual que tem contribuído para a degradação social do país.

Nesta tipologia de turismo estão grandes projectos para a cidade da Praia, que não arrancar ou que estão parados, como o Hotel Hilton, o Hotel Casino de David Show, o Complexo Hoteleiro em São Francisco, o Santiago Resort. Francisco Tavares diz que ainda não se inteirou destes projectos, mas que a autarquia vai ter que estar preparada para construir a volta desses empreendimentos vários equipamentos sociais para dar resposta aos problemas que este tipo de turismo acarreta.

Para fazer diferente a edilidade da capital vai apostar no desenvolvimento de aldeias turísticas.

Uma grande meta de intervenção social da autarquia será substituir bairros degredados.

A Câmara Municipal da Praia vai ainda, diz Francisco Carvalho, introduzir uma abordagem de recolha de lixo de acordo com os mais altos padrões de desenvolvimento que tem que ver com recolha selectiva, reciclagem e tratamento do lixo na capital.

Oiça, em baixo, a notícia com as declarações de Francisco Carvalho, presidente da Câmara Municipal da Praia