Edy Tavares é melhor defensor da liga espanhola: "Quero continuar motivado e a melhorar"

12 de maio de 2021

A+ A-

É mais um prémio individual que vai para a coleção de Edy Tavares. O basquetebolista cabo-verdiano, jogador do Real Madrid, foi eleito melhor defensor da liga espanhola desta temporada.

O pivot de 2,21 metros faz história ao ser o primeiro jogador receber essa distinção, já que o prémio foi instituído esta época.

A escolha foi feita por um júri formado por nomes famosos do basquetebol espanhol. Edy foi eleito quase que de forma unânime, alcançando um total de 21 pontos, num máximo de 24. Deixou o segundo classificado a nove pontos.

A Rádio de Cabo Verde entrevistou o gigante da ilha do Maio, que começou por falar em orgulho. “Para mim é um orgulho receber o prémio de melhor defesa da temporada, sabendo que é a primeira vez que estava a ser entregue. Recebi-o com muito orgulho e emoção”, declarou.

A temporada 2020/2021 tem sido memorável para o basquetebolista natura da ilha do Maio. Eleito MVP em muitos jogos da liga espanhola, foi também considerado melhor jogador do mês de fevereiro. Ele está, também, no topo dos melhores bloqueadores da história do Real Madrid.

Estes e outros feitos fazem com que “Big Edy” não tenha dúvidas em classificar esta época como sendo das melhores da sua carreira. Mas, o gigante da ilha do Maio quer mais. “Foi um dos melhores anos da minha vida, da minha carreira. Quero continuar assim, buscando motivação para melhorar a cada dia, ter vontade de trabalhar e ser cada vez melhor”.

Se, no plano individual, a época está a ser de sonho para Edy Tavares, a nível coletivo as coisas têm sido mais complicadas. O Real Madrid perdeu alguns jogadores importantes e por isso, diz o cabo-verdiano, a equipa tem encontrado mais dificuldades. Ainda assim, tem conseguido manter-se dentro dos objetivos. 

“Em apenas um ano perdemos três jogadores importantes, entre os quais dois argentinos que foram para a NBA e um que se lesionou. Mesmo com estes percalços, vamos conseguindo os nossos objetivos. Conseguimos o play-off da Euroliga e, na liga espanhola, estamos em primeiro com apenas duas derrotas. Vamos procurando fazer melhor, mesmo neste contexto que é muito difícil”

O gigante cabo-verdiano tem sido mesmo gigante no basquetebol espanhol. O melhor defensor de Liga desta temporada recordou que o treinador que mais o influenciou na sua carreira foi Pedro Martínez, quando estava no Herbalife Gran Canaria.

"Com os braços tão compridos que tens, se não bloqueias, não jogas", recordou Edy Tavares, referindo-se a Pedro Martinez como um técnico “muito exigente” e que o ajudou a jogar com agressividade.

Benvindo Neves, RCV



Artigos Relacionados