Governo já está a trabalhar na reestruturação da dívida pública nacional

26 de maio de 2021

Olavo Correia, Vice Primeiro-Ministro e Ministro das Finanças
A+ A-

O Governo já está a trabalhar na reestruturação da dívida pública nacional, sobretudo a dívida pública externa, que aumentou devido às medidas adotadas para enfrentar os efeitos sociais e económicos da pandemia.

A estratégia, de acordo com o ministro das Finanças, Olavo Correia,  será converter os montantes em dívida em projetos de investimento em áreas já definidas.

Em janeiro deste ano, o stock da dívida pública era estimado em 257 mil e 803 milhões de escudos, uma cifra recorde equivalente a 142,7% do Produto Interno Bruto previsto pelo Governo para 2021.

O aumento da dívida era inevitável porque, só assim, foi possível ter instrumentos de intervenção rápidos para dar resposta à crise, diz o Vice-Primeiro-Ministro e Ministro das Finanças, Fomento Empresarial e Economia Digital.

Olavo Correia garante ainda que um plano adicional de recuperação económico e social está a ser concebido para continuar a apoiar empresas e famílias, inclusive com a prorrogação das moratórias de crédito bancário.

O quadro que aprovou a prorrogação das moratória de crédito estará em vigor até setembro e poderá ser estendido, caso a situação económica do país não melhorar até aquela data.



Artigos Relacionados