Director Nacional de Saúde apela ao cumprimento de medidas restritivas e aponta mecanismos para evitar falsificação de certificados de vacinação

06 de setembro de 2021

Jorge Noel Barreto, Director Nacional da Saúde
A+ A-

Diretor Nacional de Saúde diz que aumento de casos de Covid-19 em Cabo Verde, nas últimas semanas, tem que ver com incumprimento das medidas restritivas em vigor. Jorge Noel Barreto, em entrevista no Jornal de Domingo, falou das ações de fiscalização a serem levadas a cabo e as medidas do Governo para impedir a falsificaçao de certificados covid de vacinação.

Nestas últimas semanas Cabo Verde aumentou o registo de infeções por Covid-19, o que levou por exemplo o IGAI a realizar ações de fiscalizaçaão na cidade da Praia. Foram registados vários imcumprimentos. O que para o Director Nacional da Saúde poderá estar diretamente ligado ao aumento de
casos no país.

Muitas vezes as pessoas justificam os incumprimentos, inclusive das resoluções em vigor, com o facto de já estarem cansadas com as restrinsções impostas pelas pandemia. E muitos alegam ainda dificuldades financeiras já que o seu trabalho depende da realização de atividades de lazer.

Outra desculpa para as algumerações tem sido a vacinação. Muitos acham que por já estaram parcial ou totalmente vacinados, podem baixar a guarada e nao levar tão á serio as medidas de restrição e prevenção. E há até rumores de falcificação de certificados Covid de vacinação para aceder a espaços de lazer.

Neste momento, de acordo com o Diretor Nacional de Saúde  a prioridade é vacinar completamente a população e depois verificar quais os grupos onde poderá ser necessário um possivel reforço com uma 3ª dose, tal como já se está a pensar em outros país. Por enquanto, mantem-se as medidas, mantem-se as restriçoes e apela-se ao bom senso de todos.



Programação

Ainda esta Semana

Últimos Vídeos

Últimos Áudios

Artigos Relacionados