Cabo Verde sai de contingência para situação de alerta

28 de outubro de 2021

A+ A-

O Governo declarou a saída da situação de contingência para situação de alerta, devido à estabilização da pandemia em todo o país.

Com isso, deixa de ser obrigatória a utilização de máscara facial na via pública e as discotecas já podem funcionar, até às quatro da manhã.

Os eventos culturais, desportivos, recreativos e de lazer já podem ser realizados sem ser necessário limitar o número de pessoas a assistir com condições. Igualmente, os promotores de festivais, festas de romaria e similares devem pedir uma autorização prévia às autoridades sanitárias competentes.

Dados oficiais divulgados pela Direção Nacional da Saúde apontam para uma estabilização da pandemia da Covid-19 em Cabo Verde.

Oitenta porcento da população com mais de 18 anos já está vacinada com, pelo menos, uma dose e 56,5 porcento da população elegível já tem as duas doses.

O país já alcançou os três principais indicadores definidos internacionalmente: a taxa de incidência acumulada reduziu significativamente, a taxa de positividade já é inferior a 4 porcento e a taxa de transmissibilidade é de 0.76 porcento.

Por isso, deixamos de estar em situação de contingência para passarmos à situação de alerta, como anunciou esta manhã, o Primeiro-Ministro.

 

RTC Online, com RCV

Disponibilizado Online por Marcos Fonseca