Crianças devem denunciar situações que lhes fazem infelizes, Lídia Lima

21 de novembro de 2021

A+ A-

As crianças devem denunciar todas as situações que lhes fazem sentir-se infelizes, tristes e abusos de maus tratos. A ponderação é da Secretária de Estado da Inclusão Social, que falava na abertura do Fórum Infantojuvenil de São Vicente, que tem como lema “Para todas as crianças, todos os direitos”.

De acordo com Lídia Lima, o Governo, definiu a criança como prioridade absoluta e neste sentido, esforços estão sendo feitos para reforçar a intervenção do Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA) e das Organizações Não Governamentais que lidam com essa faixa etária.

Para a governante, muito tem sido feito, mas ainda persistem problemas como violação sexual, abandono escolar, crianças em situação de rua, prostituição infantil e que para resolução devem contar com o apoio da família e da sociedade civil.

O representante da Câmara de São Vicente, José Carlos da Luz considerou que sucessivos governos têm priorizado o apoio às famílias, tendo em conta que “o equilíbrio familiar é um dos pressupostos para o bom equilíbrio da criança.

A Delegada de Educação, Maria Helena disse que o Fórum permitirá às crianças terem “Vez e Voz” com "assuntos pertinentes".

Fórum Infantojuvenil Municipal de São Vicente, que tem como lema “Para todas as crianças, todos os direitos” uma atividade enquadrada nas celebrações do 32º aniversário da Convenção dos Direitos da Criança.

 

RTC Online, com RCV



Artigos Relacionados