Mariano Ortega é bicampeão nacional de xadrez

22 de novembro de 2021

Mestre Mariano Ortega, bicampeão nacional de xadrez
A+ A-

O mestre Mariano Ortega acaba de renovar o título de campeão nacional de xadrez. Na última ronda, disputada na noite deste domingo em Mindelo, Ortega derrotou David Mirulla num duelo muito disputado e que só foi decidido no desempate. O agora bicampeão nacional de xadrez destacou o nível “muito competitivo” que teve o campeonato deste ano e o facto de só ter conseguido derrotar o adversário no desempate, aproveitando “um erro” de Mirula.

Mariano Ortega é natural de Cuba, vive no Sal e representa o clube ODERF. Em segundo lugar ficou David Mirulla, atleta do Mindelense.

Completou o pódio uma mulher. Célia Rodrigues, que também destacou a qualidade da competição, “com um nível muito alto”. Em quarto lugar ficou Gil Teixeira e Aires Fortes, na quinta posição.

O quinto Campeonato Nacional Individual de Xadrez reuniu 10 jogadores, os melhores xadrezistas da atualidade em Cabo Verde.

O presidente da Federação, Francisco Carapinha, destacou a progresso que a competição tem registado de ano para ano, “quer em termos organizativos, quer em termos competitivos”.

O ato encerramento do quinto Campeonato Nacional de Xadrez Individual Absoluto aconteceu na noite deste domingo no Mindelo e contou com as presenças do ministro do Desporto, Carlos Monteiro, e da presidente do Comité Olímpico Cabo-verdiano, Filomena Fortes.

 

Rony Brito / Benvindo Neves