FCF realiza curso para instrutores de arbitragem

23 de novembro de 2021

A+ A-

Cerca de trinta árbitros ou antigos árbitros de futebol frequentam na Cidade da Praia um curso para instrutores de arbitragem.

A formação é uma iniciativa da Federação Cabo-verdiana de Futebol… e é dirigida por dois instrutores da FIFA e da CAF.

Na abertura do curso, o instrutor Malang Diedhou destacou a pertinência desta formação

“Como sabem, este é um curso que forma formadores. Neste sentido, é muito importante uma vez que são os instrutores que, em contacto com os árbitros, vão transmitir-lhes todo o conhecimento. Por isso, digo que a Federação Cabo-verdiana de Futebol compreendeu bem a importância deste curso ao ter a iniciativa de promovê-lo.Vamos tentar partilhar o máximo de conceitos da FIFA, tanto do ponto de visto técnico como do ponto de vista físico. Hoje em dia, a condição física é um aspeto essencial para que os árbitros possam tomar boas decisões no relvado”, declarou Malang no ato de abertura.

O Presidente da Federação Cabo-verdiana de Futebol, Mário Semedo, destacou a aposta na formação como sendo um investimento forte da entidade que ele preside. Por isso, garante, já estão previstas novas formações, nomeadamente nas línguas inglesa e francesa. Afinal, os árbitros se quiseram ser competitivos internacionalmente “terão de dominar essas línguas”, alertou o líder da FCF.

A formação em línguas só em 2022, ainda este ano, já nas primeiras duas semanas de dezembro, a FCF vai formar treinadores para futebol feminino, numa iniciativa que conta com o apoio da Federação de futebol dos Países Baixos.

O desenvolvimento do futebol cabo-verdiano passa pela formação, vincou Mário Semedo, ontem durante a abertura do curso de instrutores de arbitragem. A formação decorre na Cidade da Praia e dura uma semana, com participantes de todas as regiões desportivas do país.

 

Benvindo Neves



Artigos Relacionados