Basquetebol. Seleção afina em Benguela pormenores para jogo de 6ª feira com Nigéria

25 de novembro de 2021

A+ A-

É já amanhã, sexta-feira, que Cabo Verde faz estreia absoluta numa fase de qualificação para o Mundial de basquetebol sénior masculino.

A seleção nacional defronta a Nigéria. O jogo acontece em Angola, na cidade de Benguela. O combinado cabo-verdiano chegou a Benguela ontem à noite, depois de ter cumprido um estágio de cinco dias em Luanda.

Era uma viagem que deveria ser rápida, mas acabou por ficar bastante cansativa. Houve um atraso no voo e a caravana só conseguiu chegar ao destino cinco horas depois da hora marcada.

O ambiente no seio do grupo é bom, garantiu esta manhã Danielson Miranda, técnico-adjunto da seleção nacional, ouvido pela RCV.

“O grupo está bem, está unido. Ontem [quarta-feira] tivemos um longo atraso na nossa viagem de Luanda para Benguela mas, enquanto estivemos nas boas instalações do aeroporto pudemos descansar. Chegámos já de noite, fizemos logo os testes [despiste covid-19] e estamos preparados para o embate de amanhã com a Nigéria", declarou.

Esta quinta-feira, a equipa técnica treina no Pavilhão de Matrindindis, palco dos jogos. A sessão estava marcada para às 11h00 locais, 09h00 em Cabo Verde. “Tínhamos programado u treino para ontem às 18h00, mas devido ao atraso no voo não conseguimos realizar essa sessão. Agora ficamos só com essa sessão de hoje”, adiantou.

Cabo Verde está no Grupo A, com Nigéria, Mali e Uganda. Na terça-feira, a Federação Ugandesa de Basquetebol (FUBA) comunicou que Uganda desistiu de participar nesta fase por problemas financeiros.

Entretanto, nas primeiras horas desta quinta-feira a FUBA veio anunciar que, afinal, conseguiu do ministério do desporto daquele país o financiamento para marcar presença na competição.

Momentos antes, a RCV já tinha confrontado o treinador-adjunto da seleção nacional sobre as implicações da desistência do Uganda. Danielson Miranda tinha mostrado cauteloso. “Soubemos dessa notícia, mas não tivermos nenhuma informação concreta por parte da FIBA. Por isso, continuamos focados para três jogos”, declarou.

Esta cautela afina, tinha fundamento. Momentos depois, chegou a notícia de que Uganda vai mesmo estar em benguela.

Cabo Verde joga com Uganda no sábado. Mas, antes, esta sexta-feira, a seleção nacional defronta a Nigéria, jogo marcado para às 11 horas de Angola, 0900 em Cabo Verde.

 

Benvindo Neves



Artigos Relacionados