Qualif. Mundial Basquetebol 2023: Cabo Verde perde com Uganda por 3 pontos (77-74)

27 de novembro de 2021

Ivan Almeida entre dois ugandeses (Foto: FIBA)
A+ A-

A seleção nacional de basquetebol sénior masculina perdeu na noite deste sábado com o Uganda por 74-77, jogo a contar para a segunda jornada do grupo A, de qualificação para o Mundial 2023.

Depois da vitória de sexta-feira diante da Nigéria por diferença de 8 pontos (79-71) Cabo Verde encontrou um adversário muito aguerrido e disposto a reverter o resultado negativo do dia anterior frente ao Mali (tinha perdido por 76-66). Ainda assim, os rapazes crioulos, orientados por Emanuel Trovoada, estiveram quase sempre na frente do placar. A equipa nacional terminou o primeiro quarto a vencer por 14-12. No segundo, Uganda anotou 19 contra 18 de Cabo Verde, mas foi precisamente nessa fase que o combinado cabo-verdiano chegou a cavar a maior diferença em todo o jogo, 9 pontos. Uma desconcentração nos últimos minutos do quarto permitiu ao Uganda reequilibrar a contenda e o intervalo chegava com vantagem mínima dos nacionais, 32-31.

No terceiro periodo, o mais produtivo de todos, houve empate a 27 pontos e, no derradeiro quarto, com uma ponta final de nervos, duas perdas de bola nos instantes finais castigaram Cabo Verde. Joel Almeida ainda tentou, em desespero, um lançamento de três pontos que pudesse levar o jogo para o prolongamento, mas a bola ficou pelo arco. Os ugandeses fizeram 19 pontos contra 15 de Cabo Verde nos últimos 10 minutos, fixando o resultado final em 77 - 74.

Mais um grande jogo de Jeff Xavier. O base foi o melhor pontuador da equipa nacional, com 15 pontos. Keneti "Michel" Mendes também esteve de mãos quentes, 13 pontos. Ivan Almeida voltou a estar a um nível muito alto, com  16 pontos de eficiência, além de ter anotado 10.

Na outra partida do grupo A, a Nigéria derrotou o Mali por 72-70.

Ao fim de duas jornadas, todas as quatro equipas do grupo A contam uma vitória e uma derrota.

Este domingo, Cabo Verde mede forças com Mali na terceira e última jornada desta primeira janela de qualificação. Já os ugandeses jogam com os malianos.

 

Benvindo Neves

 

Confira a estatística da equipa nacional (fonte FIBA):



Artigos Relacionados