Movimento Comunidade Responsável apresenta queixa sobre o envenamento de animais na cidade da Praia

01 de dezembro de 2021

A+ A-

Movimento Comunidade Responsável apresenta queixa à Polícia Judiciária para que investigue a morte, por envenenamento, de um número considerável de cães e gatos na cidade da Praia nos últimos dias.

A Câmara Municipal da Praia, entidade que faz o controlo da população animal na cidade, nega qualquer responsabilidade no envenenamento em série de cães e gatos, que são encontrados mortos em diversos bairros. Só no Plateau, por exemplo, foram 25.

Maria Fortes, do Movimento Comunidade Responsável, afirma ser uma ação planeada de cidadãos que estão a usar um veneno forte e muito eficaz.

Venenos só podem ser usados mediante autorização das autoridades sanitárias, que dizem não ter recebido nenhum pedido para tal. Por isso, o Movimento Comunidade Responsável já apresentou queixa à Polícia Judiciária por forma a desencadear uma investigação que leve aos autores dos crimes.

Maria Fortes diz que ainda não se sabe de que veneno se trata e qual a sua origem. Apela as autoridades a agirem e evitarem que as vítimas sejam crianças, por exemplo.

O Movimento Comunidade Responsável pede para que as pessoas denunciem à Polícia os casos de envenenamento dos seus animais e continua a recomendar a adoção de outras formas de controlo ético de animais, aliás, um programa que está em execução e que vai se iniciar pelo município do Sal.