Vítima fatal de VBG, Ana Gomes foi homenageada na Capital

03 de dezembro de 2021

A+ A-

A Presidente da Associação Cabo-verdiana de Luta Contra a Violência Baseada no Gênero lamentou, hoje (2), o assassinato de uma mulher alegadamente pelo ex-companheiro, sábado, em Santo Antão.

Uma ocorrência que chocou a comunidade local e o país em plena campanha anual da Organização das Nações Unidas, “16 dias de Activismo pelo Fim da Violência Contra Mulheres”, que ainda decorre.

Ana Gomes que não resistiu às facadas que lhe foi desferida e cujo corpo ainda aguarda pela autópsia no Hospital de Ribeira Grande, em Santo Antão, foi hoje homenageada no início de uma formação enquadrada no projecto “Djuntu pa Igualdade”.

O minuto de silêncio foi também observado em memória de todas as vítimas, ocorrendo vidas foram ceifadas pela VBG e lembradas pela associação, Vicenta Fernandes.

Na formação, que decorre até amanhã, na capital, as associações estão a ser dotadas de técnicas para monitorar o Plano de Ação que está a ser elaborado para colmatar como lacunas na implementação da Lei VBG.

A coordenadora do projeto “Djuntu pa igualdadidi” considera este um importante instrumento para ajudar o país a mobilizar recurso para uma causa, à semelhança de outros projetos.

 

RTC Online, com RCV



Artigos Relacionados