07 de janeiro de 2022
O fim-de-semana vai ser cheio em termos de futebol regional. Quatro regiões desportivas dão início aos respetivos campeonatos regionais: Sal, Boa Vista, Santiago Norte e Santo Antão Norte.
Na Boa Vista, o campeonato arranca com os atuais campeões em título, Sporting, a medir forças com a África Show de Rabil. O Sporting ficou nos últimos lugares do Torneio de Abertura, por isso há expectativas para se saber como é que os leões de Sal rei vão se apresentar no campeonato.
O jogo entre Sporting e Africa Show está marcado para às 14h00 deste sábado.
Ainda no mesmo dia está reservado um clássico da ilha, entre Sal Rei e Académica, às 16h00.
No domingo: Juventude – Sanjoanense (14h00) e Desportivo – Onze Estrelas (16h00)
O presidente da Associação Regional de Futebol da Boa Vista acredita que depois do torneio de abertura, as equipas “estarão preparadas” e que vai ser “um bom campeonato”. Carlos Lima, que falava á RCV, apontou como principal dificuldade para esta temporada a falta de campos alternativos para treinos
Sábado
14h00: África Show – Sporting
16h00: Sal Rei – Académica
Domingo
14h00: Juventude – Sanjoanense
16h00: Desportivo – Onze Estrelas
Na ilha do SAL, também arranca este fim-de-semana o campeonato regional de futebol.
Os dois jogos de sábado acontecem nos Espargos, no estádio Marcelo Leitão.
14h00: Juventude – Verdun
16h00: Académico – Chã de Matias
No domingo, todas as partidas acontecem às 16h00: Forença – Santa Maria (estádio Djidjuca) e Académica – Palmeira (estádio Marcelo Leitão)
Santiago Norte
Na região de Santiago Norte, todos os três jogos da jornada inaugural estão marcados para sábado.
15h30: São Lourenço – Varandinha (Estádio Cumbém, Assomada)
15h30: Flor Jovem – Nhagar (Está Municipal São Miguel)
15h30: Beira-mar – Benfica (Estádio Municipal Tarrafal)
A RCV ouviu algumas das equipas, que garantem “estar prontas” para começar a prova não obstante as dificuldades em que vão encontrando.
Do lado do Flor Jovem, equipa da Cidade da Calheta, o treinador Pó de Terra garante uma equipa “a dar luta jogo a jogo” apesar de ter perdido alguns jogadores.
Já o técnico do Benfica de Santa Cruz, Germano Almeida, lamenta a falta de condições de treinos e várias outras situações “pouco favoráveis”, mas diz que “estão prontos para começar o campeonato”.
O diretor desportivo da equipa do Beira Mar, Lino Soares, é o espelho da ambição da equipa do Tarrafal mesmo ciente da dificuldades. A equipa está determinada em fazer uma boa prova, garantiu.
Santo Antão Norte
Santo Antão Norte é outra região que vê começar, este fim-de-semana, o campeonato regional. A abrir a prova, um duelo que se perspectiva interessante entre os atuais campeões regionais, Santo Crucifixo, e o Paulense.
Outro duelo escaldante coloca frente a frente dois arquirrivais, Rosariense e Solpontense.
Sábado:
14h00: Santo Crucifixo – Paulense
16h00: Rosariense – Solpontense
Domingo
15h00: Sinagoga – Foguetões
UD Janela fica de fora
Para que tudo corra bem, a Associação reuniu-se na quarta-feira, 05, com os clubes para elaborarem um regulamento, conforme revelou Hermes Pinto, recém eleito presidente da Associação.
Além do campeonato sénior masculino, a AFRNSA prevê para esta temporada competições em outras categorias, quais sejam sub 17 masculino e campeonato sénior feminino, “um grande calcanhar de Acquiles para a Associação”, admite hermes Pinto.
Quanto ao desfecho do Torneio de Abertura, que ainda não terminou por causa de um protesto do Solpontense, o presidente da Associação avançou que já há decisão. “O conselho de disciplina não deu provimento ao protesto do Solpontense por alegada má utilização de um jogador do Santo Crucifixo. O Solpontense já foi notificado da decisão. Agora, é aguardar para ver os desenvolvimentos”, disse.
Benvindo Neves
Programação